04/05/2024
26ºC Maceió, AL Tempo nublado

10/08/2016 20:30
Estudantes se preparam para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática
Resultado dos classificados foi publicado nesta quarta-feira (10) no site http://www.obmep.org.br
Professores de Matemática de Coruripe promovem aulão para estudantes que vão participar da Olimpíada / Valdir Rocha
Agência Alagoas

Às vésperas da premiação estadual dos destaques na edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que acontece nesta quinta-feira (11), às 9h, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, centenas de estudantes alagoanos comemoram a classificação e se preparam para a segunda fase da competição deste ano, cujas provas acontecem no dia 10 de setembro. A lista das escolas com alunos classificados foi publicada nesta quarta-feira (10) no site http://www.obmep.org.br.

Na Escola Estadual Inácio de Carvalho, de Coruripe, 37 estudantes foram aprovados para a segunda fase da competição e, no último dia 9, os professores de Matemática José Santana e Gledson Tenório promoveram uma aula especial para a olimpíada, onde apresentaram o panorama da região nas últimas edições do evento e repassaram dicas de conteúdos. Na ocasião, também houve uma mensagem motivacional do ex-aluno da unidade e um dos destaques de 2012 na Olimpíada, João Victor Castro, que compartilhou sua experiência.

“A participação na OBMEP oferece conhecimentos e oportunidades para os estudantes das escolas públicas e deve ser vista como o primeiro e importante passo para novas conquistas. Quando se conquista algo, isto deve servir de estímulo para as próximas”, considerou João Victor, hoje graduando em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.

Oportunidade - Apresentando os resultados das últimas edições, o professor José Santana destacou que a Olimpíada é uma oportunidade para os estudantes da região.

A cidade de Coruripe é berço de vários ganhadores de menção honrosa e medalhistas da OBMEP, desde a primeira edição, em 2005. Dentre eles, Eliton Joaquim, em 2005; Aline Neves, em 2006; Edilton Nunes e Cybelle Beltrão, em 2008; Carlos Vasconcelos em 2009; além jovem Indiana Jhones dos Santos, com medalhas de ouro e bronze de 2009 a 2013.

“É uma Olimpíada e temos que nos preparar. O professor precisa fazer este acompanhamento, apoiar esta preparação e buscar a certificação. Os ex-alunos que se desenvolvem na matemática são destaques em outras áreas”, explicou José Santana.

Comemorando - Estreante na OBMEP, Rafael Cardoso Lessa, estudante da 2ª série do ensino médio, comemora o resultado parcial. “Fiquei muito feliz e estou confiante. Agora, vou me dedicar para fazer uma boa prova na segunda fase”, garantiu.

Samuel Rosendo da Silva Junior, também da 2ª série do ensino médio, vibra pela aprovação para a segunda fase. “Vou em busca da medalha sim. Entrarei em contato com o professor, para conseguir dicas e livros. Tenho recebido muitos incentivos, de professores e também da família. Minha mãe ficou orgulhosa”, declarou.