Dólar com. 5.1163
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
09/08/2016 às 23h59

Geral

Ações integradas de ciência, tecnologia e inovação são destacadas na 9ª reunião do Cecti

Reunião discutiu os preparativos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com destaque para a feira interativa Experiment-AL.

Na reunião, foi anunciado que Maceió receberá, este ano, o Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação - Foto: Ascom/Secti

O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Cecti) realizou mais uma reunião ordinária, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), nesta terça-feira (9).

Durante o encontro, o secretário Pablo Viana apresentou as ações realizadas até o momento, pela Comissão de Elaboração do Modelo de Gestão do Polo de Tecnologia, Comunicação e Serviços (Polo de Tics), designada pelo Conselho para a construção do plano de ocupação e as ações da Secretaria para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com destaque para feira interativa Experiment-AL.

O diretor técnico do Sebrae/Alagoas e membro do Conselho, Ronaldo de Moraes, aproveitou o momento para parabenizar a Secti pela realização da Experiment-AL, projeto que ele destacou como uma iniciativa apreciável. “Essa feira interativa de ciências é uma iniciativa notável. Faz parte da cultura do estado de Alagoas e precisa ser continuada”, disse Ronaldo.

O pró-reitor de Pesquisa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Henrique, anunciou, em primeira mão, que Maceió receberá, este ano, o Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi).

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliana Almeida, destacou que o Caiite 2016 acontecerá de 06 a 10 de dezembro, em Maceió, e nas semanas seguintes, no interior do Estado.

O evento contará com palestras, minicursos, oficinas e apresentações. “É um evento integrador. Um espaço onde todos podem mostrar seus trabalhos e o que está sendo desenvolvido de pesquisa no Estado”, destacou Eliana Almeida.

Ainda durante a reunião, os representantes da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas, Adeilto Lima e João Mortari, que já haviam solicitado, oficialmente, a presença da instituição neste conselho, reafirmaram a importância do pleito.

O Cecti

O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas foi criado em março de 2013, com o objetivo de definir as estratégias, controle e fiscalização da execução da política estadual da ciência, tecnologia e inovação.

Ele é regulamentado pelo decreto N 41425, de 7 de agosto de 2015, e conta com a participação das secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), da Educação (Seduc), da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagas (Fapeal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Alagoas (Sinepe), Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Sebrae e Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).