Dólar com. 5.1163
IBovespa 0.58
29 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
04/08/2016 às 12h00

Entretenimento

Claricena apresenta último espetáculo do projeto: Adeus, Clarice!

Grupo teatral é formado por alunos dos cursos de Teatro, Dança e Música da Ufal

Cena de 'Adeus, Clarice!' - Foto: Washington da Anunciação

Em clima de despedida, mas, ao mesmo tempo, de busca por novos desafios, o grupo teatral Claricena apresenta seu mais novo e último espetáculo: Adeus, Clarice! Será apresentado no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, no complexo do Teatro Deodoro, na próxima sexta-feira (5) às 20h, e no sábado (6) em apresentação dupla às 16h e às 18h.

A intenção da equipe e do diretor e fundador do projeto, Anderson Vieira, é oferecer ao público alagoano um espetáculo memorável para marcar a despedida do grupo do cenário teatral local.

A história se passa no Jardim Alagoas e é protagonizada por Angélica, Violeta, Tulipa, Vitória-régia, Orquídea, Lírio, Margarida, Cravo, Rosa, Narciso e Açucena que, como os nomes já sugerem, são flores, que possuem personalidades, paixões e anseios totalmente opostos, mas que chegam a mesma conclusão: a necessidade de partir, já que o jardim onde vivem não produz mais felicidade, esperança e alegria como antes.

“A mensagem que passaremos é simples, mas o que o público vai receber é tão incerto. É tudo tão incerto. Estamos falando sobre uma mudança de flores de um jardim para outro, de flores humanizadas que amam, dançam e cantam. Talvez estejamos falando sobre a saudade e solidão”, explicou Anderson Vieira.

Essa trajetória de partida, bastante similar com a vivida pelo grupo na realidade, vai ser contada no palco de forma emocionante e com a presença constante de músicas regionais, que é um dos grandes diferenciais do espetáculo. “Não considero nosso espetáculo um musical. O que fizemos foi uma manifestação de sentimentos de forma cantada. Algo bem simples, como quando cantamos no chuveiro, por exemplo”, ressaltou.

Assim como nos espetáculos anteriores, Espectro e A granja dos corações amargurados, a obra de Clarice Lispector também serviu de inspiração para a concepção da história. “Eu me inspirei em um contexto maior do que a obra de Clarice. Busquei trazer a finalização do projeto Claricena em Alagoas para a cena, propondo uma despedida do projeto e dos atores ao público e à Clarice Lispector. Embora isso fique de forma subjetiva em cena, esse foi o nosso ponta pé inicial, que resultou em uma dramaturgia escrita coletivamente. Mas se eu tivesse que citar uma obra que me inspirou eu citariaCorrespondências, um livro que reúne cartas recebida e enviadas de Clarice Lispector, que me trouxe muito esse contexto de despedida e saudade. Outro que me inspirou para contextualizar nosso espetáculo com a cultura local foi A hora da estrela, e para compor os personagens Água Viva”, explicou o diretor sobre a concepção da trama.

“Para compor este último espetáculo do Projeto em Alagoas, buscamos, como sempre, falar sobre os conflitos individuais e humanos, de relações simples e amorosas e sobre a solidão, algo mais interno do que a relação com a sociedade. “Seguimos muitas vezes na contramão do que é apresentado no Estado, mas o projeto Claricena é assim, é como à vontade de tomar sorvete. Um café não vai satisfazer (risos)”, concluiu.

Serviço

Espetáculo: ‘Adeus, Clarice!’ Data e Horário: dias 5 (20h) e 6 (16h e 18h) de agosto

Local: Teatro de Arena

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), na bilheteria do Teatro Deodoro ou com a equipe de produção.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]