Dólar com. 5.1163
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
16/08/2016 às 15h00

Ufal disponibiliza mais uma ferramenta de consulta ao orçamento da instituição

Elaborado pela Proginst, relatório apresenta de modo didático como os gestores da Universidade investem o recurso público

A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) lançou mais uma ferramenta para dar publicidade aos recursos públicos administrados pela gestão da Universidade Federal de Alagoas. Além das informações disponíveis no site da Transparência, os usuários também poderão consultar o Relatório da Execução Orçamentária e Financeira por Ação da Ufal

“A iniciativa vem para dar maior transparência à execução orçamentária e financeira da Universidade, um dos princípios que regem a gestão pública. Foi uma solicitação da reitora que a Proginst produzisse relatórios que pudessem apontar na direção da publicização dos recursos do orçamento da Ufal”, explica o pró-reitor Flávio Domingos.

“O relatório está bem didático, apresenta os dados graficamente, com tabelas. Tentamos colocar na linguagem mais acessível possível para que qualquer pessoa que tenha interesse possa, de fato, olhar e entender a execução orçamentária da Universidade”, acrescenta Domingos. A periodicidade de publicação será a cada quatro meses.

De acordo com o técnico em contabilidade da Universidade e responsável pela elaboração do relatório, Marco Cruz, de uma forma simples, as pessoas poderão entender como o orçamento da Ufal está sendo utilizado. “Os valores estão destrinchados por despesas correntes e de capital, com explicação de cada ação orçamentária, especificação de valores e percentuais de execução. É possível consultar o quanto foi disponibilizado de recursos orçamentários e sua utilização de forma detalhada por ação. Há também um glossário com a definição dos termos utilizados”, explica o servidor.

Ainda segundo o técnico em contabilidade, o relatório “é relevante pois demonstra como a gestão está executando os recursos públicos disponibilizados para ela. Além disso, possibilita ao cidadão a verificação dos valores arrecadados por meio dos impostos e como estes estão sendo empregados na educação federal no estado de Alagoas, especificamente, na Ufal”, disse.

Clique aqui para consultar o relatório.

Para ter acesso às próximas publicações, o usuário deve acessar o link “Transparência” no site da Ufal, depois seguir a seguinte sequência de acessos: Relatórios – Orçamento - 2016 e, por fim, Execução Financeira e Orçamentária.

Fonte: Ascom Ufal