Cidades

Parceria busca impulsionar a atuação de Conselhos Municipais de Assistência Social

05/08/2016
Reprodução: SEADES AL

Parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pretende aproximar essas entidades dos conselhos municipais de Assistência Social, dando suporte à atuação desses colegiados e promovendo a melhoria na prestação do serviço a partir da capacitação e qualificação de conselheiros.

O assunto foi debatido nesta última quinta-feira (4), durante reunião ocorrida na sede da Seades, em Maceió. De acordo com a professora do curso de Serviço Social da Ufal, Margarida dos Santos, a ideia é realizar um grande levantamento das fragilidades dos conselhos municipais, formando um diagnóstico a ser utilizado como base nas ações de fortalecimento e aproximação desses colegiados com a Seades e o Ceas.

“Vamos fazer um trabalho de levantamento que começa aqui, mas o trabalho de planejamento continua nos conselhos municipais, porque essa será uma pesquisa-ação. Não vamos sair com um pacote pronto, mas com algumas questões que serão orientadoras e lá vamos montar uma metodologia de trabalho que vai fazer com que cada conselho exponha suas dificuldades. Em cima delas, vamos construir uma proposta de atuação da Universidade e do Conselho”, disse Margarida dos Santos.

Segundo o que já teria sido identificado pelas três entidades envolvidas na parceria, falta aos conselhos municipais um conjunto de informações. “A dinâmica da política de Assistência Social é muito intensa. Muitas coisas mudam, são documentos novos, exigências novas e podemos dar um suporte a esses conselhos”, completou a professora.

Na avaliação do secretário do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, a melhoria na prestação do serviço aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios reflete diretamente na qualidade do serviço prestado pelo Estado. “A Assistência Social é uma política de convergência. Quando o trabalho dos conselhos municipais é aprimorado, o trabalho do Governo do Estado tem mais probabilidade de eficácia. Esse é um projeto fabuloso, que identifica as dificuldades nos municípios e propõe soluções. Vamos dar todo o incentivo para que ele entre em funcionamento com a maior brevidade possível”, disse Pinaud.

A proposta é iniciar o levantamento ainda este ano, abrangendo 11 municípios da Região Metropolitana do Estado. “A partir disso, será possível traçar as metas e aperfeiçoar os conceitos para levarmos a ação a todas as regiões do Estado”, disse o secretário.