HU é notificado após flagra de descarte irregular de lixo hospitalar no aterro

Ascom SlumAlém de irregularidades no aterro sanitário, Slum flagrou crime ambiental no HU

Além de irregularidades no aterro sanitário, Slum flagrou crime ambiental no HU

Uma operação da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) no aterro sanitário da capital, na manhã desta segunda-feira, 15, resultou no flagrante de uma carga de cerca de mais de 2,5 toneladas de lixo comum misturado a lixo hospitalar (infectado) que seria descartado no aterro. De acordo com a assessoria do órgão, a carga é oriunda do Hospital Universitário Alberto Antunes (HU).

O órgão explicou que o lixo foi condenado e devolvido para o HU. O objetivo da Slum é que a empresa que presta serviço ao hospital dê a destinação correta ao lixo, com a separação dos materiais como prevê a legislação. De acordo com Carlos Tavares, coordenador de fiscalização da Slum, a unidade de saúde tem 24 horas para comprovar a incineração do lixo contaminado.

Ao chegar ao HU, os fiscais da Slum encontraram outro contêiner com cerca de 500kg com lixo comum misturado a lixo hospitalar, configurando nova irregularidade. A Secretaria de Proteção do Meio Ambiente também foi acionada e deverá impingir, com base em volume do lixo e reincidência, o valor de multa à unidade de saúde. O Ministério Público Estadual também será notificado.

Hospitais e clínicas da capital têm sido alvos frequentes da Slum e os flagrantes de irregularidade têm se sucedido. Para minimizar a questão, a Slum tem firmado termos de ajustamento de conduta que preveem, entre outras medidas, a instalação de contêineres.

A reportagem do Alagoas 24 horas  tentou contato com a superintendência do Hospital Universitário, mas não obteve êxito. O hospital é, atualmente, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Informações apuradas pela reportagem dão conta ainda que até dezembro de 2015 existia uma comissão de tratamento de resíduos sólidos na unidade e que esta teve sua atuação prejudicada após a demissão dos seus integrantes por determinação do Ministério do Trabalho.

Veja Mais