Campus da Ufal no Sertão envolve escolas em atividades para o ensino de Geografia

15 fev 2016 - 11:49

Ações são promovidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com participação de 22 alunos do curso.

Foto: Assessoria Ufal

O município de Delmiro Gouveia, a 250 quilômetros da Capital, tem sido alvo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibid) do curso de Geografia do Campus do Sertão, envolvendo estudantes de quatro escolas da rede pública de ensino em ações educacionais. As ações têm proporcionado aos 22 alunos bolsistas a participação em atividades práticas e reforçam a formação acadêmica dos participantes e futuros profissionais da área.

As atividades do Pibid integram o subprojeto denominado de “Territórios e lugares entre permanências e identidades geográficas: (re)conhecendo o ensino de geografia em Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoano” e têm resultado em positivas intervenções mostradas à comunidade local durante a realização da 1ª Feira Geográfica, no final de janeiro. Além dos 22 bolsistas, integram à equipe do programa, dois professores supervisores e dois professores coordenadores de área.

A professora Sara Fernandes de Souza, coordenadora das atividades promovidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Noêmia Bandeira da Silva, destaca a interação da equipe com os alunos e cita a positividade do projeto como espaço pedagógico, ao citar como um dos exemplos, a revitalização da biblioteca da escola:

“A revitalização foi uma grande realização do projeto, e a dinamização desse ambiente proporciona desenvolvimento de ações específicas direcionadas ao alunado, que atraído para este espaço dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo de informação de forma crítica e atividade”, enfatiza Sara.

Os bolsistas do Pibid envolvidos no projeto Adelaine Firmino da Silva, Alysson de Melo Araújo, Gileide da Silva Santos, Maria Teliane da Silva Franca e Pauliane Alves de Araújo complementam: “a aceitação e o apoio da escola foram fundamentais para a execução das atividades, oportunizando aos alunos envolvimento com as metodologias desenvolvidas nas aulas de Geografia e com a criação e organização dos espaços da biblioteca”, frisaram.

A professora Sara Fernandes coordena uma equipe de cinco alunos supervisionada pelo professor Paulo Cesar dos Santos e acrescenta que desenvolvimento e criação de recursos didáticos por estudantes do 6º ao 9º ano alvos voltadas ao ensino na área, integram também as ações do programa.

Formação qualificada

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação, tendo como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Da Assessoria Ufal