16/02/2016 18h59 - Atualizado em 16/02/2016 19h05

Hospital Universitário recebe multa de R$ 43 mil por descarte irregular de lixo

Sempma diz que hospital misturava lixo comum com resíduos hospitalares.
Superintendência de Limpeza devolveu cerca de 3t de lixo ao hospital.

Do G1 AL

Lixo contaminado foi devolvido ao Hospital Universitário (Foto: Carolina Sanches/G1)Lixo contaminado foi flagrado pela Slum, no
Hospital Universitário (Foto: Carolina Sanches/G1)

A Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (SEMPMA) multou, nesta terça-feira (16), o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUAA) em R$ 43 mil reais pelo descarte irregular de lixo hospitalar infectado.

A reportagem do G1 tentou entrar em contato com o diretor da unidade, Paulo Teixeira, mas não foi atendida.

O hospital já havia sido autuado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), na última segunda-feira (15), por descartar lixo comum com resíduo hospitalar. A Slum chegou a devolver cercar de três toneladas de lixo ao HUAA.

De acordo com a SEMPMA, a unidade de saúde assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a pagar a multa, além de se reportar diariamente ao órgão de inspeção ambiental, informando como foi feito o descarte do material.

A secretaria não informou quando a multa será paga ou a partir de quando o hospital irá relatar o descarte do material.

Segundo o secretario de Proteção ao Meio Ambiente, David Maia, o HUPAA é reincidente e, por isso, o hospital será multado. "Essa interdição aconteceu porque o HU foi reincidente, já havíamos notificado a unidade e eles continuaram no erro. Essa multa pode aumentar por causa disso".

tópicos: