Ufal convoca aprovados na primeira chamada do Sisu para pré-matrícula

Classificados devem comparecer aos locais determinados no edital, nos dias 22, 25 e 26 de janeiro

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), publicou na segunda-feira (18), o edital de convocação para pré-matrícula da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente ao período de 2016.1. Os candidatos devem comparecer nos locais e horários determinados no Edital nº 05/2016, nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

Todo o processo de etapas e condições para realização da pré-matrícula podem ser vistos no item 10 do edital. É importante que os candidatos classificados nesta primeira chamada compareçam ou enviem procurador, porque quem não entregar os documentos previstos para efetivação da pré-matrícula será considerado desistente. Nesse caso, será convocado o candidato seguinte.

A relação dos candidatos classificados em primeira chamada está disponível no site do Sisu. Para ver a lista de selecionados, o candidato deverá acessar a página, incluir nos campos específicos apropriados a instituição (Universidade Federal de Alagoas), o Local de oferta (entre os campi e Unidades de Ensino da Ufal), o curso, o grau e turno escolhido.

Depois de concluir a avaliação dos documentos entregues na primeira chamada, a Ufal realizará a divulgação da lista com a composição das turmas de primeiro e segundo semestre letivo de 2016. Esta, por sua vez, será elaborada obedecendo ao percentual de distribuição de vagas por demanda, incluindo os arredondamentos necessários, conforme o quantitativo previsto no quadro do anexo 1 disponível no edital.

Neste ano, 50% das vagas contemplam cotas

As vagas disponibilizadas pela Ufal serão distribuídas da seguinte forma: ampla concorrência e reserva de vagas/cotas que, neste ano, contempla 50% das vagas de cada curso e turno ofertadas pela instituição.

Conforme edital, poderão concorrer à Reserva de Vagas/Cotas os candidatos que estudaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou em cursos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Os estudantes que estudaram em escolas cenecistas, entidades filantrópicas, sem fins lucrativos ou qualquer outro tipo de escola privada, mesmo na condição de bolsista, não poderão concorrer à Reserva de Vagas/Cotas.

Vai ter lista de espera?

Conforme o edital, depois da conclusão do processo de pré-matrícula referente à primeira chamada do Sisu 2016.1, havendo vagas remanescentes, a Universidade Federal de Alagoas publicará novo edital de convocação para candidatos efetuarem pré-matrícula em segunda chamada.

Serão convocados aqueles que foram classificados em até 6 vezes o número de vagas remanescentes de cada campus, curso, turno e demanda. Mas, se as vagas ainda assim não forem supridas, serão publicadas convocações necessárias e possíveis, respeitando as normas os prazos previstos na legislação interna da Universidade.

Acompanhe aqui o calendário do processo seletivo.

Fonte: Ascom/UFAL

Veja Mais