Ufal oferta 5.528 vagas para o Sisu 2016

Inscrições podem ser feitas de 11 a 14 de janeiro; vagas contemplam 113 cursos de graduação

Ufal oferta 5.528 vagas para preenchimento por meio do Sisu; veja edital completo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou na última quinta-feira (7) edital que oferta 5.528 vagas para preenchimento por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 113 cursos de graduação com ingresso no primeiro e segundo semestre letivos de 2016. As inscrições podem ser feitas de 11 até às 23h59 de 14 de janeiro, observando o horário de Brasília, exclusivamente pelo Portal do Sisu.

Poderão se inscrever todos aqueles candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. A seleção será realizada em fase única, exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no referido Enem e cadastrados (inscritos) no Sisu 2016.1.

O edital reforça ainda aos candidatos que não dispuserem de equipamento para efetuar sua inscrição, por meio da Internet, poderão utilizar os equipamentos da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), situada no Campus A.C. Simões, em Maceió, nos dias de inscrição, em dois horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A inscrição do candidato autoriza a utilização pelo Ministério da Educação e pela Ufal da nota por ele obtida no Enem, bem como das demais informações constantes na sua ficha de inscrição. Além disso, não haverá cobrança de taxa de inscrição dos candidatos às vagas ofertadas por meio do Sisu.

Neste ano, 50% das vagas contemplam cotas

As vagas disponibilizadas pela Ufal serão distribuídas da seguinte forma: ampla concorrência e reserva de vagas/cotas que, neste ano, contempla 50% das vagas de cada curso e turno ofertadas pela instituição.

Conforme edital, poderão concorrer à Reserva de Vagas/Cotas os candidatos que estudaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou em cursos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Os estudantes que estudaram em escolas cenecistas, entidades filantrópicas, sem fins lucrativos ou qualquer outro tipo de escola privada, mesmo na condição de bolsista, não poderão concorrer à Reserva de Vagas/Cotas.

E quando sai o resultado?

O processo seletivo do Sisu 2016.1 será composto de apenas uma chamada regular, cujo resultado deverá ser divulgado no dia 18 de janeiro pelo Portal do Sisu.

Depois disso, a Ufal publicará novo edital – desta vez, de Convocação para a Pré-matrícula da Primeira Chamada, com informações sobre os dias, locais e horários para a entrega da documentação necessária.

Aqueles que não comparecerem serão considerados como desistentes e todo o processo de etapas e condições para realização da matrícula podem ser vistos no item 10 do edital.

Próximo passo

Depois de concluir a avaliação dos documentos entregues na primeira chamada ou, se for o caso, das chamadas via listas de espera, a Ufal procederá à divulgação da lista com a composição das turmas de primeiro e segundo semestre letivo de 2016.

Esta, por sua vez, será realizada obedecendo ao percentual de distribuição de vagas por demanda, incluindo os arredondamentos necessários, conforme o quantitativo previsto no quadro do anexo 1 disponível no edital.

Com relação à confirmação da matrícula, a Ufal também divulgará os editais para tal, exclusivamente, no site da Copeve. O procedimento é obrigatório.

Vai ter lista de espera?

Conforme o editaldepois da conclusão do processo de pré-matrícula referente à primeira chamada do Sisu 2016.1, havendo vagas remanescentes, a Universidade Federal de Alagoas publicará novo edital de convocação para candidatos efetuarem pré-matrícula em segunda chamada.

Serão convocados aqueles que foram classificados em até 6 vezes o número de vagas remanescentes de cada campus, curso, turno e demanda. Mas, se as vagas ainda assim não forem supridas, serão publicadas convocações necessárias e possíveis, respeitando as normas os prazos previstos na legislação interna da Universidade.

Acompanhe aqui o calendário do processo seletivo.

Entenda o processo

O candidato poderá inscrever-se em até duas opções de curso. É vedada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Os cursos ofertados em mais de um turno são considerados cursos diferentes.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções de cursos, bem como efetuar o cancelamento quantas vezes julgar conveniente. A classificação será efetuada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante. Leia mais sobre o Sisu clicando aquiE, por meio deste link, confira o edital disponibilizado pela Ufal.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais