Conheça a história da primeira diplomada da Ufal em Santana do Ipanema

22 jan 2016 - 07:30

Janieide Domingos da Silva escolheu o curso de Ciências Contábeis por acreditar ser uma área inovadora.

Janieide Domingos da Silva, primeira diplomada da Unidade da Ufal em Santana do Ipanema (Foto: Divulgação / Ufal)

Todo mundo sonha em fazer um curso superior com ensino de qualidade. Quando esse sonho se torna realidade, o momento deve ser comemorado e aproveitado com muita dedicação. Foi assim quando, a partir do ano de 2010, a Universidade Federal de Alagoas chegava ao Sertão. Com dois polos de ensino, a maior instituição pública de ensino superior do Estado dava mais um passo na consolidação de sua interiorização, levando ainda mais desenvolvimento para Delmiro Gouveia, onde fica a sede do Campus do Sertão, e Santana do Ipanema, a unidade avançada de ensino.

Hoje, pouco mais de cinco anos depois, a Ufal no Sertão colhe seus primeiros frutos: Janieide Domingos da Silva, a mais nova profissional da área de Ciências Contábeis é a primeira diplomada da instituição em Santana do Ipanema, local onde cursou sua graduação. Aprovada em seu primeiro vestibular, Janieide nos conta que escolheu o curso por acreditar ser uma área inovadora. “Além de ter uma vasta quantidade de empregos e que auxilia muitas pessoas e a situação das empresas, escolher esse curso era uma coisa que eu tinha em mente”, complementou.

Janieide não esconde a felicidade de ter feito parte de uma instituição federal que está presente no interior com força e vontade de crescer ainda mais. Para ela, a presença da Ufal no Sertão é um marco. “Principalmente para quem mora no interior e sabe as dificuldades de cursar uma faculdade na capital, todo custo, dificuldade de locomoção e emprego. Então, a Ufal em Santana possibilita, justamente, para quem não pode se deslocar do interior para a capital, ter a oportunidade de cursar uma graduação da mesma forma como ocorre em Maceió, com toda disponibilidade e qualidade da Universidade no interior”, vibrou.

Abrindo portas

Para quem está disposto, seja a aprender ou a ensinar, o conhecimento nunca é demais. Por isso, Janieide acredita num maior desenvolvimento, para a cidade e para os estudantes, a importante presença da Ufal no interior. “Com certeza, gera mais empregos, a cidade vai se desenvolver mais e, consequentemente, uma expansão maior de crescimento e desenvolvimento dentro da Unidade de Santana do Ipanema”, salientou.

Por outro lado, a Ufal não leva apenas o nome de instituição para o interior. Seus projetos de pesquisa e extensão, aliados à qualidade na graduação, reforçam sua tríade e abrem oportunidades para estudantes e docentes mostrarem, cada vez mais, seus talentos e aprendizados. Com a nossa personagem não foi diferente. Ela atuou como bolsista de um dos projetos da Ufal, o Programa de Ações Interdisciplinares (Painter).

Seu projeto, intitulado A Ética na Contabilidade, estudar a forma com a qual os contadores estavam atuando na cidade no tocante à ética. “Participar do Painter foi muito interessante e importante para o meu crescimento profissional e para eu conhecer, na prática, como é a contabilidade. Dentro da Universidade é uma coisa, mas quando você começa a expandir, ter contato com a comunidade é diferente. Para a questão da profissão, foi algo muito bom”, comemorou Janieide.

Um futuro pela frente

Acompanhada pelo pai, Janieide chegou ao prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, feliz e emocionada. Minutos antes de entrar no auditório, para receber seu tão esperado diploma, conversou com a Assessoria de Comunicação (Ascom) e revelou que, em sua vida, esse já poderia ser considerado um momento inesquecível.

“Muito emocionante e prazeroso. É uma satisfação enorme, ainda mais sendo a primeira… Devido a toda dificuldade que tive, o que quase me fez abandonar meu curso, mas… é indescritível. Não há como descrever essa sensação. Um pouco triste, no entanto, por não estar colando grau com a minha turma, mas… agradeço muito a Deus por ter chegado até aqui. É uma sensação de dever cumprido e estou muito contente!”, disse, emocionada, ao lado do pai, emocionado, porém, com um enorme sorriso no rosto ao prestigiar o momento tão esperado e sonhado, não só por sua filha, mas por ele também.

Por Assessoria Ufal