17/01/2016 11h13 - Atualizado em 18/01/2016 14h01

Feira de troca de livros em Arapiraca e Maceió começa nesta segunda-feira

Atividade acontece até o dia 20, no interior, e até o dia 29, na capital.
Objetivo é ajudar na circulação de livros didáticos e literários.

Do G1 AL

Começa nesta segunda-feira (18) feiras de troca de livros usados em Maceió e Arapiraca. Na capital, a oportunidade de economizar na compra do material didático vai até o próximo dia 29, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Já no interior, a feira dura somente até o dia 20 de janeiro, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Reis, localizada na Casa da Cultura.

O objetivo da ação é reunir estudantes e pais em uma grande feira onde possam ser trocados livros didáticos e literários, promovendo assim uma economia no custo do material escolar.

Estudantes e pais de alunos foram até a feira em busca de economia (Foto: Jonathan Lins/G1)Estudantes e pais de alunos têm oportunidade de
economizar (Foto: Jonathan Lins/G1)

Segundo a bibliotecária Wilma Nóbrega, o espaço em Arapiraca vai funcionar nos três dias, das 9h às 17h.

“Essa é uma iniciativa que também promove a prática da leitura, estimula a circulação de obras entre os participantes, democratizando o acesso e oferecendo ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo, bem como angariar os novos títulos para este ano letivo”, diz a bibliotecária.

Nas duas feiras, o requisito para participação é que os livros devem estejam em bom estado de conservação, sem páginas rasgadas, faltantes ou escritos à caneta. Os livros restantes poderão ser levados de volta ou deixados na Biblioteca Pública para doação, no caso de Arapiraca.

Como a Feira de Troca será realizada com livros recebidos, não há previsão da quantidade e variedade de títulos que serão entregues. Os frequentadores terão à disposição mesas e bancas separadas para o Ensino Fundamental I e II; Ensino Médio; Literatura Juvenil e Mangás/Quadrinhos e Literatura Brasileira.

Wilma Nóbrega acrescenta que a atividade é gratuita e não há limite de idade para participação.

Ela diz que não serão aceitos materiais desatualizados, e também não serão aceitos livros do “Programa Nacional do Livro Didático” e livros pertencentes a outras instituições (bibliotecas), publicações institucionais (igrejas, etc.), além dos livros destinados ao professor, distribuídos pelas editoras e (obras de referência) dicionários, enciclopédias, atlas e similares.

A bibliotecária esclarece, ainda, que não será permitida a “reserva” de livros para trocas posteriores. Para participar, basta levar livros didáticos e literários em bom estado de conservação, garimpar entre os disponíveis e negociar sua troca.

tópicos: