20/01/2016 09h38 - Atualizado em 20/01/2016 10h03

Ufal tem dívida de R$ 7,5 milhões, diz nova reitora Valéria Correia

Ela disse que expansão feita em período de crise aumentou dívida.
Nova reitora também falou sobre curso de medicina de Arapiraca.

Do G1 AL

A Universidade Federal de Alagoasx (Ufal) tem dívidas que somam cerca de R$ 7,5 milhões.a informações foi passada pela nova reitora Valéria Correia, durante entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, nesta quarta-feira (20).

Valéria disse alguns gastos foram feitos para a expansão da universidade e que, como ela aconteceu em um período de crise financeira no país, houve um contingenciamento de recurso. “A dívida era maior, em torno de dezoito milhões. Aí tivemos um recurso de dez milhões. E estamos otimistas para enfrentar os desafios”, disse.

A nova reitora falou que já se reuniu com a equipe. “Já iniciamos com quatro dias de reuniões e fizemos um planejamento inicial para os 120 dias de gestão. Um preparativo de o que fazer com pouco recurso frente aos contingenciamentos na área de educação”.

A respeito do curso de Medicina de Arapiracax, que foi implantado, teve vestibular, mas ainda não começou as aulas, a reitora disse que está sendo montada a coordenação. “A gente se compromete em atender as demandas. Existe uma previsão para contratar professores escalonada ao longo dos dois primeiros anos”, afirmou.

Valéria disse que outro desafios de sua gestão será na contratação de pessoal. “O processo de expansão da universidade se deu em todo país, mas a gente não tem a contrapartida em contratação de pessoal. A gente vai fazer esse levantamento para fazer a negociação com o MEC”, disse.

Outro problema é com relação ao restaurantes universitários, a exemplo do que foi inaugurado no interior que não tem pessoal nem equipamento. “O recurso em torno de dez milhões que saiu no final do ano deu para empenhar algum equipamento, mas a contratação de pessoal será de fato um grande problema não só nos restaurantes universitários”, afirmou.

Valéria disse que haverá um conselho para promover uma maior participação da comunidade do entorno da universidade. "Teremos uma maior participação do entorno, para inclusive pautar as pesquisas da universidade", destacou.

tópicos: