Estudante da Ufal foi o único brasileiro a participar da maior competição de construção de pontes nos EUA

Por Ascom/ Ufal 05/01/2016 16h04
Foto: Divulgação
Quando partiu para os Estados Unidos para fazer a graduação-sanduíche em Engenharia Civil, na Portland State University, em junho de 2014, como bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras, Rafael Garcia de Lima estava cheio de expectativas, como era de se esperar. Ele levou na bagagem muita vontade de aprender coisas novas e foi o único brasileiro a participar da National Student Steel Bridge Competition, a maior competição de construção de pontes de aço naquele país.

Rafael conseguiu superar o que tinha planejando com essa experiência e recentemente foi destaque em uma reportagem publicada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por ter sido o único estudante do Brasil a participar da National Student Steel Bridge Competition. E essa não foi a única oportunidade que ele aproveitou durante os estudos no exterior. Ele também entrou para uma galeria de honra que destaca os melhores estudantes de oito países.

O estudante está de volta à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para concluir o curso. Ele vai retomar os estudos no 6º período e acredita que vai se formar em meados de 2018. Sobre o intercâmbio, Rafael comemora a experiência que acrescentou muito a sua formação acadêmica e pessoal. "Minhas expectativas realmente foram superadas, contudo penso que nada disso aconteceria sem muita dedicação, abdicações e coragem de assumir responsabilidades e encarar desafios", ressaltou.

Ao finalizar o período de estudos nos Estados Unidos, Rafael Garcia elaborou um relatório de pesquisa, ou Academic Training, que foi aprovado pelo docente Christoper Monsere, professor Associado e presidente em exercício do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, e foi conduzido pela professora Sirisha Kothuri, pós-doutora associada. "Meu trabalho foi intitulado como Improving Adaptive/Responsive Signal Control Performance: Implications of Non-Invasive Detections and Legacy Timing Practices e foi um projeto em parceria entre três grandes instituições: Northern Arizona University, Portland State University e Oregon Department of Transportation, onde tive a oportunidade única de trabalhar no desenvolvimento do transporte dos EUA", relatou o estudante.

Para quem planeja viver uma experiência de intercâmbio internacional, Rafael Garcia aconselha que se engaje desde o início de um curso em algum projeto. "Engaje-se em alguma causa, entre numa Empresa Júnior, crie um aplicativo, abra sua própria empresa, organize um evento, invente algo, viaje para outro país, aplique para Harvard, etc. Garanto que você só tem a aprender e a ganhar com isso; e lembre-se que sonhar pequeno e sonhar grande dão o mesmo trabalho", concluiu Rafael Garcia.