Ufal oferta 407 vagas para o programa Casa de Cultura no Campus

Por Redação com Assessoria 12/01/2016 17h05
Ufal oferta 407 vagas para o programa Casa de Cultura no Campus
Foto: Divulgação
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Faculdade de Letras (Fale) com as pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex) abre 407 vagas para o programa Casa de Cultura no Campus. Alunos da graduação têm até às 18h30 da próxima segunda-feira, 18, para se inscrever e as aulas já terão início na quarta-feira, dia 20. O quadro com a distribuição de vagas pode ser visto nas páginas 1 e 2 do edital disponível aqui.

Com carga de 45 horas semanais, estão sendo oferecidas turmas em vários níveis para Inglês, Espanhol e Francês e turma única para o curso de Redação e Gramática em Português para os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição no semestre letivo de 2015.2. As inscrições aos cursos presenciais oferecidos serão efetuadas exclusivamente pela internet pelos e-mails listados no item 2 do edital disponível aqui, onde pode ser encontrado o formulário de inscrição de cada curso.

Quem pode se inscrever?

Conforme edital, os alunos regularmente matriculados da graduação da Ufal para os cursos de inglês, francês, português e espanhol podem se inscrever no Programa Casa de Cultura no Campus, além de todos aqueles alunos ingressantes da graduação que comprovem matrícula feita na Universidade. Há restrição, porém, aos estudantes que estejam no último período da graduação que, no caso, não poderão efetuar inscrição para os cursos ofertados.

Vale reforçar ainda que a inscrição deve ser feita pelo candidato que está concorrendo a uma das vagas oferecidas no edital. Além disso, é de responsabilidade do candidato confirmar sua inscrição por e-mail (se são os cursos de Francês ou Redação e Gramática em Português) ou de forma presencial, entre os dias 12 e 18 de janeiro, no horário das 17h10 às 18h30, no saguão da Faculdade de Letras, situada no Campus A.C. Simões, em Maceió.

O resultado deve ser divulgado no dia 19 de janeiro.

Do que se trata o Programa?

O projeto Casas de Cultura no Campus tem como objetivo contribuir na formação cidadã e acadêmica por meio do ensino-aprendizagem da língua materna ou de uma língua estrangeira moderna somente para os alunos de graduação da Universidade Federal de Alagoas.

Acredita, ainda, que é de fundamental importância a apropriação do conhecimento da própria língua materna e/ou de uma língua estrangeira para uma participação mais ativa na sociedade cada vez mais globalizada e exigente. É exatamente essa lacuna que o projeto preenche.

Vai ter certificado?

Com certeza! De acordo com o edital, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) expedirá certificados para os participantes dos cursos. Neles, constarão a nota final e as horas de fato cumpridas pelo aluno em cada nível. Da carga horária de cada nível, 45 horas, serão descontadas as horas correspondentes ao número de faltas que o aluno teve.