Ufal recebe terreno para funcionamento de futuro Campus Penedo

Por Ascom/ Ufal 22/01/2016 08h08
Ufal recebe terreno para funcionamento de futuro Campus Penedo
Foto: Ascom/ Ufal
Penedo - Em seu último dia de gestão, o reitor Eurico Lôbo esteve no município de Penedo, na quarta-feira (20), para oficializar a doação do terreno das futuras instalações do Campus Penedo e assinar o termo de cessão de uso de prédio da Prefeitura, para a instalação do Museu do Rio, a ser administrado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O terreno, com cerca de 7,5 hectares, é localizado às margens da AL-110, saída de Penedo no sentido Arapiraca, próximo ao Complexo Educacional e Esportivo Governador Moacir Andrade (Antigo Sesi). Ele foi doado pelo empresário Stélio Darci Cerqueira, após ser incentivado por seus filhos. Um deles, o deputado estadual Sérgio Toledo, falou sobre o sentimento do pai naquele momento. “Meu pai, o doador desse terreno, sempre teve a visão de que a gente tem que estar na Educação, no avanço. Ele sempre teve esse objetivo de estar sempre um passo à frente e aqui a gente tem um exemplo, de que doando esse terreno, ele vai formar profissionais para que a gente possa alimentar o nosso estado de Alagoas”, pontuou o deputado.

A diretora do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti agradeceu o ato de nobreza de seu Stélio. De acordo com a docente, ele está auxiliando no projeto mais promissor do estado. “O projeto de interiorização foi o projeto mais inovador e avançado que um dia esse Estado pensou em ter. Nós crescemos, estamos de leste ao oeste em Alagoas e estamos formando excelentes profissionais. Lógico que Penedo não poderia ficar fora disso. Trata-se de uma região que cresce e avança todos os dias e que necessita de pessoal qualificado. Nesse contexto, a Unidade foi implantada em 2006, há dois anos atrás crescemos um pouco em número de cursos e de pessoal, porém faltava a estrutura espacial”, disse.

Hoje, a Unidade de Penedo abriga cinco cursos de graduação: Engenharias de Pesca e de Produção, Turismo, Ciências Biológicas e Sistema de Informação. O coordenador da Unidade, Petrônio Coelho, afirmou que a luta por um terreno que abrigasse um número maior de cursos era algo pensado desde 2006, quando teve início as atividades dos dois primeiros cursos.

“Esse terreno começou com o empenho do prefeito, Marcius Brandão. Ele fez uma ponte com os empresários e proprietários do terreno, visualizando a importância da educação para a região, doou esse terreno de 7,5 hectares para a instalação do futuro campus. Hoje, nós temos cinco cursos que podem funcionar na estrutura que temos hoje, mas a ideia é que no futuro façamos, talvez, 10 ou 12 cursos, para que funcionem aqui”, detalhou Petrônio.

O professor ainda lembrou que quando os cinco cursos existentes na Unidade estiverem funcionando plenamente, haverá cerca de mil alunos na Unidade e 200 professores e técnicos atuando. No entanto, a partir do momento em que o novo prédio estiver funcionando, esse número poderá ser quatro vezes maior.

Pioneiros da interiorização

Na sede da Prefeitura de Penedo, Eurico Lôbo relatou que o processo de interiorização da Ufal começou com uma visão de futuro, dividida por Ana Dayse Dorea, na gestão da Universidade, em 2006, e com o ex-deputado federal, Rogério Teófilo, atuando no congresso. O docente ainda foi lembrado pelo Marcius Beltrão com o município já ocasionou em doação ou cessão de ao menos quatro prédios para a Universidade. O último deles, o Clube da Capespe, fica no centro histórico da cidade, possui 225m² de terreno e 492 m² de área edificada e deve receber o Museu do Rio.

“O Museu do Rio aqui em Penedo, sem sombra de dúvidas, é uma obra da maior importância, não só do ponto de vista do que ela representa da estética, mas sobretudo o que ela insere de mais importante, que é um ambiente de formação para os nossos jovens, para entender melhor as especificidades dessa região, sobretudo poder produzir conhecimento, que é o que todos nós buscamos”, disse Eurico, em sua última solenidade enquanto reitor em exercício da Ufal.

O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.