Aedes aegypti: boletim epidemiológico confirma 2.635 casos em 2016

O Grupo Técnico da Dengue e Chikungunya e a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) divulgaram um novo boletim epidemiológico do município. Em 2016 foram registrados 2635 casos notificados de dengue em Maceió até a Semana Epidemiológica (SE) 25. No mesmo período de 2015 foram notificados 2553 casos. Foram notificados até o momento nove óbitos suspeitos de dengue, um confirmado no Pinheiro, sete descartados e um sob investigação. No mesmo período de 2015, foram notificados seis suspeitos e dois óbitos.

Em 2016, foram notificados 26 casos graves, destes, um confirmado como dengue grave ocorrido no Tabuleiro do Martins, oito como dengue, quatro descartados e 13 estão sob investigação. Foram confirmados seis casos de dengue com sinal de alarme nos bairros da Serraria, Benedito Bentes, Gruta de Lourdes, Cidade Universitária e Santa Lúcia. Em relação à incidência de casos por Distrito Sanitário, foram apontados os bairros da Pajuçara, Pontal e Centro como locais de maior incidência.

Febre Chikungunya

É considerado caso suspeito de Febre Chikungunya, quando o paciente com febre de início súbito maior que 38,5ºC e artralgia ou artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado. Nesses casos, o paciente deverá procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde.

Em 2016, 1.458 casos foram notificados, 61 confirmados por laboratório, 447 por critério clínico-epidemiológico e os demais estão em investigação. Foram registrados ainda 21 casos graves, três confirmados, três descartados e os demais estão sob investigação. Um óbito foi confirmado e um está sob investigação. No mesmo período de 2015, foram notificados 85 casos, sendo 27 confirmados e 58 descartados.

Zika Vírus

Em 2016, foram notificados 4478 casos suspeitos de zika vírus, destes, 236 são de gestantes, sendo relevantes os 1º, 2º, e 7º Distritos Sanitários. Já em 2015, foram notificados 3928 casos, sendo 15 confirmados por critério laboratorial e 3910 por critério clínico epidemiológico. As unidades notificadoras foram: Pediatria 24hrs, Ambulatório Noélia Lessa, Santa Casa de Maceió, Hospital Unimed, MPS Assis Chateaubriand, Hospital Escola Helvio Auto, USF Pitanguinha, Hospital Geral do Estado e Hospital Universitário (HUPAA/Ufal).

Microcefalia

Até 01 de julho foram recebidos 82 casos suspeitos de microcefalia por infecção pelo vírus zika residentes em Maceió, destes, 35 foram descartados e 26 foram confirmados como microcefalia possivelmente relacionada ao zika vírus. Não houve nenhum registro de óbito. As principais Unidades notificadoras são: Hospital Universitário (HUPPA/Ufal), Hospital do Açúcar, Hospital Unimed, Maternidade Santa Mônica, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Fátima, e Hospital Santo Antônio e Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Índices de infestação

O levantamento do Índice de Infestação Rápida (LIRA), realizado de 18 a 22 de abril, mostrou índices elevados de infestação pelo Aedes aegypti para os bairros Canaã, Gruta, Jardim Petrópolis, Pinheiro, Ouro Preto e Santo Amaro, com índices de infestação predial acima de 4%; com destaque para depósitos como pneus, tanques, calhas, lajes e vasos, além do lixo.

Fonte: Ascom SMS

Veja Mais