05/07/2016 15h51 - Atualizado em 05/07/2016 16h14

HU de Maceió recebe repasse de mais
de R$ 81 mil do Ministério da Saúde

Valor foi liberado no dia 30 de junho; informação foi divulgada nesta 3ª.
Dinheiro deve ser utilizado para modernizar e ampliar atendimento.

Do G1 AL

Hospital Universitário em Alagoas (Foto: Jonathan Lins/G1)Hospital Universitário de Maceió recebeu repasse do
MInistério da Saúde (Foto: Jonathan Lins/G1)

O Ministério da Saúde (MS) liberou mais de R$ 81 mil para o Hospital Universitário (HU) de Maceió, ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de qualificar e ampliar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi divulgada nesta terça-feira (5).

De acordo com o MS, os hospitais universitários de todo o Nordeste receberam R$ 7,6 milhões. Somados, os valores repassados aos HUs de todo o país chegam a R$ 37,5 milhões.

Os recursos foram liberados no último dia 30 de junho por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), e devem ser utilizados pelas universidades mantenedoras desses estabelecimentos para estimular a oferta de ensino, pesquisa e atendimento.

Também há a possibilidade das verbas serem utilizadas para reformas e aquisições de materiais médico-hospitalares e outras ações, de acordo com as necessidades.

Esses valores são pagos pelo MS em parcela única que comprovaram o cumprimento das metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração à rede do SUS.

“Os hospitais universitários têm a missão de ser um local de ensino ao mesmo tempo em que realizam procedimentos hospitalares e ambulatoriais. O repasse desses recursos vai qualificar os atendimentos e o conhecimento, resultando em maior qualidade e oferta de atendimentos pelo SUS”, explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O REHUF foi desenvolvido em 2010 em parceria com o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Segundo o MS, cerca de R$ 3 bilhões já foram investidos nos 49 hospitais universitários de todo o país.