Estudantes de Arapiraca desenvolvem aplicativo para tratamento de autismo

Por Redação 07/07/2016 09h09 - Atualizado em 07/07/2016 13h01
Por Redação 07/07/2016 09h09 Atualizado em 07/07/2016 13h01
Estudantes de Arapiraca desenvolvem aplicativo para tratamento de autismo
Estudante de Ciência da Computação e um dos desenvolvedores do aplicativo, Diógenes Filho. - Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Jogos educativos tem ajudado no tratamento de crianças com autismo. Um deles, o TEO-Autismo, foi desenvolvido por pesquisadores e estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, com suporte de profissionais especialistas da clínica Trate Autismo.  Desde 2011, uma equipe de oito pessoas vem trabalhando para aprimorar a experiência.

O aplicativo TEO (Tratar, Estimular, Orientar) oferece um conjunto de jogos interativos para dispositivos móveis, dá suporte ao tratamento de crianças diagnosticadas com autismo e tem como objetivo estimular a comunicação, a socialização e o comportamento da criança.

De acordo com um dos desenvolvedores, o estudante de Ciência da Computação Diógenes Filho, há escassez de aplicativos voltados para o tratamento do autismo, o que fez com que a equipe se mobilizasse com a causa. Segundo ele, Foi desenvolvida uma suíte de jogos digitais disponíveis para tablets e Android.

“Além da contribuição para a comunidade, foi possível também publicar artigos e ganhar prêmios, por apresentar a nossa ideia, e o crescimento pessoal”, comentou Diógenes Filho.

Para o também estudante de Ciência da Computação, Douglas Moura, a ideia teve como principal iniciativa trazer jogos utilizados no tratamento exclusivo para o campo digital, como o de associação de cores.

O aplicativo é gratuito e está disponível na loja do Google Play.