Seminário sobre Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial será realizado em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 10/07/2016 22h10 - Atualizado em 11/07/2016 01h01
Por Redação com Assessoria 10/07/2016 22h10 Atualizado em 11/07/2016 01h01
Foto: Ascom ITES/UFAL
Entre os dias 20 e 22 de julho de 2016, a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Universidade Federal de Alagoas (ITES/UFAL), Campus Arapiraca, estará realizando o Seminário Alagoano de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial, cuja temática central é a economia solidária, passando por discussões sobre as finanças solidárias, estratégias para comercialização de produtos da agricultura familiar e desenvolvimento territorial.

A programação contará com mesas redondas, oficinas e ainda, com a realização do Fórum Alagoano de Finanças Solidárias, cujo objetivo é promover um intercâmbio entre cooperativas de crédito, fundos rotativos solidários, o Banco Comunitário de Igaci e a agência de desenvolvimento (DESENVOLVE), no intuito de estreitar laços e pensar políticas públicas voltadas para o seguimento.

Haverá, também, a inauguração do primeiro Banco Comunitário de Desenvolvimento do estado de Alagoas, que está situado no município de Igaci, um marco histórico para a área da economia solidária no estado de Alagoas. Desse modo, o evento contará com uma diversificada programação, que emerge como um canal de diálogo entre estudantes, pesquisadores, empreendedores, governo e a sociedade de modo geral.

O Prof. Leonardo Leal, coordenador da ITES/UFAL, destaca que o evento terá a presença de convidados nacionais e internacionais, pesquisadores renomados que atuam no campo da economia solidária, finanças solidárias, agricultura familiar e desenvolvimento territorial. Os principais convidados são: Genauto França Filho (UFBA); Isabelle Guérin e Isabelle Hillenkamp do CESSMA/França - Centre d’études en sciences sociales sur les mondes africains, américains et asiatiques); e, Diogo de Almeida Rêgo (IFRN), além de professores da UFAL.

O evento acontecerá no auditório da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, localizada na Avenida Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso, Arapiraca/AL, as margens da rodovia AL 115.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site: https://ecosolufal.wordpress.com/

Os participantes terão direito a certificado de 30h.

Dúvidas e mais informações: [email protected]