Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
07/07/2016 às 10h54

Geral

Professor de Sorbonne é convidado para conferência de Geomorfologia

Evento é promovido pelo Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente

O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alagoas promove, no dia 14, a conferência intitulada Geomorfologia do Nordeste Brasileiro: um olhar novo, no auditório da Biblioteca Central (BC), a partir das 15h. A palestra será proferida pelo professor emérito Jean-Pierre Peulvast, da Université Paris IV, Sorbonne - França.

Durante dez anos, Jean-Pierre foi professor visitante no programa de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo importante colaboração na formação e orientação de dissertações e teses na área de Geomorfologia. Em 2015 lançou um livro que trata sobre a geomorfologia do nordeste brasileiro.

Referência em pesquisas nos campos da geomorfologia estrutural, da megageomorfologia e da evolução das formas de relevo em longo prazo o professor Jean-Pierre participou ativamente de programas nacionais e internacionais de estudos da Nasa voltados à superfície do planeta Marte, com realização de mapeamento, definição de sítios de aterrissagem, dentre outros estudos.

A atuação diversificada do pesquisador possibilitou a realização de trabalhos sobre os vários continentes, principalmente, com diferentes olhares a partir de estudos sobre a formação do relevo das margens continentais passivas no entorno do oceano Atlântico, como: Scandinâvia, Groenlândia, Canadá, Brasil e Argentina. Suas atividades científicas também contemplam pesquisas sobre a geomorfologia de várias regiões da França, da Europa Mediterrânea, da Ásia Central e da África.

Em sua vasta produção científica é autor de 220 publicações e comunicações, entre as principais é autor do livro de Geomorfologia Estrutural, editado em dois volumes, em 2001 e 2002. As atividades científicas de Jean-Pierre incluem também a participação em programas de Geoarqueologia realizados na Grécia, no Egito e no Sudão, além de pesquisas mais recentes sobre os riscos naturais na França e no nordeste brasileiro. A conferência de Jean-Pierre Peulvast é aberta à comunidade.

Cursos

O Programa de Pós-graduação do Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal oferta dois cursos de especialização (Ensino de Geografia e Análise Ambiental) e o Mestrado em Geografia, com área de concentração em Organização do Espaço Geográfico que dispõe de duas linhas de pesquisas: Dinâmica socioambiental e geoprocessamento e, Organização socioespacial e dinâmicas territoriais. O mestrado está em funcionamento desde 2014 e iniciou este ano a terceira turma.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]