Dólar com. 5.0723
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
20/07/2016 às 14h50

Ufal: edital oferece 300 bolsas para projetos que atendam a comunidade

Proposta é relacionar o conhecimento acadêmico às ações coletivas para a sociedade alagoana

Serão 100 projetos selecionados nos três campi - Foto: Divulgação

Com a proposta de aproximar a sociedade com o que a Universidade Federal de Alagoas produz, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) abriu inscrições, até 4 de agosto, para projetos acadêmicos que relacionem o conhecimento científico-tecnológico às ações coletivas comprometidas com o humanismo e com a democracia. De acordo com oedital, os projetos devem ser pautados no princípio da solidariedade e socialmente úteis para as necessidades das comunidades universitária e alagoana.

O Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt), oferece aos estudantes cadastrados nos projetos 300 bolsas no valor de R$ 400, pelo período de um ano. As bolsas pertenciam aos programas Pibip-Ação e Pró-extensão. Agora, cada projeto aprovado dará direito a três bolsas para estudantes de graduação da Ufal e três vagas para estudantes colaboradores.

Serão 150 bolsas para projetos do Campus A.C. Simões, 96 para o Campus Arapiraca e 54 bolsas para o Campus do Sertão, distribuídas em 100 projetos. Para submeter uma proposta é necessário que o coordenador preencha o formulário disponível nos anexos do edital e utilize o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), articulando o projeto ao ProCCAExt.

Os projetos devem estar a coordenação geral de um docente ou técnico de nível superior e, pelo menos, dois colaboradores (docentes ou técnicos). A comissão julgadora vai avaliar as propostas submetidas no Sigaa de acordo com os critérios de pontuação especificados no edital.

O resultado será divulgado no dia 9 de agosto. O período de 9 a 15 de agosto é destinado para os coordenadores dos projetos realizarem a seleção dos bolsistas e enviar a documentação dos estudantes selecionados (bolsistas e colaboradores).

Critérios

Segundo o edital, os projetos devem ter o objetivo geral do Programa, que é fortalecer a formação acadêmico-cultural e científico-tecnológica dos profissionais formados na Ufal, por meio da relação entre a Universidade e as comunidades que se encontram no seu interior ou no seu entorno, nos diversos campi, equipamentos culturais e municípios. A intenção é que a população alagoana possa acessar e contribuir nas atividades socialmente relevantes, com o conhecimento que a Universidade desenvolve.

As propostas devem estar ligadas a uma das áreas temáticas definidas nacionalmente para a extensão e indicá-la no projeto, tais como: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; economia e administração; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho.

Os planos de atividades dos bolsistas devem destinar no mínimo oito horas semanais para o desenvolvimento das atividades. Os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação; apresentar disponibilidade de carga; ter média geral, nas disciplinas cursadas, igual ou superior a 6,0 e não receber outro tipo de bolsa de programas oficiais.

Confira aqui todos os detalhes do edital.

Fonte: Ascom Ufal