Dólar com. 5.1318
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões
07/07/2016 às 11h46

Ufal sedia congresso nacional sobre Economia, Administração e Sociologia Rural

Pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior estão entre os palestrantes do evento

De 14 a 17 de agosto, a Universidade Federal de Alagoas sedia o 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), uma organização civil sem fins lucrativos que, por meio da discussão e da produção intelectual de seus associados, busca contribuir para as políticas públicas nas áreas de agricultura e agronegócio no Brasil.

O evento nacional, realizado anualmente, traz para a edição de 2016 o tema Desenvolvimento, território e biodiversidade. Apresentação de trabalhos, lançamento de livros, minicursos, além de premiação de trabalhos de mestrado, doutorado e de iniciação científica fazem parte da programação. Todas as atividades serão realizadas no Campus A.C. Simões da Universidade.

A comissão local do congresso é liderada pelos professores da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (Feac) da Ufal, Francisco Rosário, André Lages e Natallya Levino. Para a professora Natallya, o congresso é um momento importante de reflexão. “Durante as atividades discutiremos a realidade socioeconômica da região, oportunizando a interação entre profissionais da academia, almejando a construção de proposições articuladas para o desenvolvimento das relações no meio urbano e rural”, destacou.

Entre os palestrantes, estão pesquisadores da Ufal e de universidades da Califórnia, de São Paulo, Brasília, Santa Cantarina, Paraná, Campinas, Uberlândia, entre outras instituições de pesquisa. O Congresso contará também com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas.

Entre os temas abordados durante o 54º Congresso da Sober estão: Comercialização, mercados e preços; Economia e gestão no agronegócio; Comércio internacional; Sistemas agroalimentares e cadeias agroindustriais; Evolução e estrutura da agropecuária no Brasil; Agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento sustentável; Cooperativismo e associativismo no meio rural; Políticas sociais para o campo; Desenvolvimento rural, territorial e regional; Extensão rural e Gestão pública no agronegócio brasileiro.

Inscrições de profissionais e estudantes variam de R$120 a 850 reais e podem ser realizadas no site do evento. Para mais informações acesse o endereço eletrônico da Sober.

Fonte: Ascom Ufal