Polícia

Estudantes da Ufal presos com maconha podem ter prisão preventiva decretada

14/07/16 - 17h34

Os três estudantes do curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal de Alagoas, que foram presos em flagrante na tarde de ontem (13) com meio quilo de maconha e outras substâncias possivelmente alucinógenas, na cidade de Colônia do Gurguéia, no estado de Piauí, continuam detidos na delegacia da cidade.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Charles de Holanda Pessoa, um advogado já esteve na manhã desta quinta-feira (14) na delegacia para prestar assistência jurídica ao trio.

“O advogado e alguns familiares tiveram acesso aos universitários. Como foram pegos em flagrante, eles ficam presos à disposição da Justiça, que pode decretar a prisão preventiva ou até outra medida cautelar”, explica.

De acordo com o delegado, os nomes dos estudantes não serão divulgados em razão de uma portaria estabelecida pela Polícia Civil piauiense.

“Devido à quantidade considerável de entorpecentes, eles foram enquadrados pelo crime de tráfico de drogas. Os outros dez estudantes que estavam no veículo também compareceram à delegacia na tarde de ontem, mas foram liberados”, conta.

Em contato com a reportagem do TNH1, na tarde desta quinta-feira (14), a assessoria de comunicação da Ufal informou que os outros universitários seguiram viagem para a cidade de Bom Jesus, no interior do Piauí, onde devem participar de um congresso.

O caso

Três estudantes da Universidade Federal de Alagoas foram presos em flagrantes na cidade de Colônia do Gurgueia (a 507 km de Teresina). Eles são suspeitos de transportar meio quilo de maconha na van oficial da universidade. A informação foi confirmada pelo delegado da cidade Charles de Holanda Pessoa, que investiga o caso.

Na van estavam 13 estudantes de Engenharia Florestal que seguiam para a cidade de Bom Jesus, para participar de um congresso.

Eles foram presos em um posto de combustíveis, em Colônia, quando o motorista abastecia o veículo.

A abordagem policial ocorreu por volta das 9h30, de ontem (12). Além da droga, foram apreendidos micro pontos de drogas que se assemelham a LSD e notas de dólares.

"A polícia já estava no posto e a van parou para abastecer. Percebemos algumas pessoas em atitude suspeita e encontramos drogas, provavelmente maconha. Parte do entorpecente estava na mochila e o restante com os próprios estudantes. Dois dos três suspeitos assumiram a posse da droga", explica o delegado que responde também pelas cidades de Colônia do Gurgueia e Manoel Emídio.