17/06/2016 18h02 - Atualizado em 17/06/2016 18h02

HU volta a ser autuado por descarte irregular de lixo em aterro de Maceió

Caminhão com 2,5 toneladas de resíduos foi flagrado pela Slum.
Esta é a segunda vez que o hospital é notificado pela mesma irregularidade.

Derek GustavoDo G1 AL

Lixo hospitalar estava misturado a lixo comum (Foto: Divulgação/Slum)Lixo hospitalar estava misturado a lixo comum (Foto: Divulgação/Slum)

Equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) flagraram, na tarde desta sexta-feira (17), o descarte de 2,5 toneladas de lixo hospitalar misturado com resíduos comuns no aterro sanitário localizado na parte alta da capital.

O material, de acordo com a Slum, era originário do Hospital Universitário (HU). Essa é a segunda vez que o HU é notificado pelo mesmo motivo.

A reportagem do G1 tentou contato com o hospital, mas foi informada de que a unidade não possui mais assessoria de comunicação. A assessoria de imprensa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição da qual o HU faz parte, não atendeu às ligações.

Segundo o coordenador de fiscalização do órgão, Carlos Tavares, o flagrante foi feito assim que o caminhão de lixo chegou ao aterro.

“Temos uma equipe lá que fiscaliza todo material que chega ao local. Durante esse trabalho, foi constatado que o lixo estava infectado, e que seria descartado incorretamente”, explica Tavares.

O caminhão foi obrigado a voltar e devolver o material ao HU. Tavares informou também que o depósito de resíduos do hospital será interditado, e o lixo que seria jogado no aterro deverá receber a destinação correta. “Há uma empresa que incinera esses materiais. Esse é o procedimento correto”, diz.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) é aguardada no hospital para calcular o tamanho da multa que será aplicada.

Em fevereiro, o HU já havia sido autuado pela mesma infração. Na época, a multa aplicada foi de R$ 43 mil. Além disso, a área de descarte de lixo da unidade de saúde também foi interditada, e o hospital recebeu de volta cerca de três toneladas de resíduos que haviam sido descartados incorretamente.

tópicos: