Dólar com. 5.1031
19 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel MS lança edital do Programa Mais Médicos com 60 vagas em Alagoas
30/06/2016 às 11h08

Ufal realiza Workshop de Monitoramento Molecular Ambiental

Pesquisadores renomados no campo da biotecnologia ambiental vão proferir palestras

Imagem: Ilustração

O II Workshop de Monitoramento Molecular Ambiental será realizado de 04 e 05 de julho, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no campus AC. Simões, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O evento faz parte da execução do Projeto Monitoramento Avançado de Processos Biotecnológicos e Qualidade Ambiental (Processo CNPq Nº 552494/2011-9), realizado com recursos do MCTI/CNPq/MEC/Capes.

O projeto, conhecido como Casadinho, é desenvolvido pela parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento, da Ufal,  e o Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

O II WMMA tem como principal objetivo trazer à comunidade científica local maior conhecimento sobre a inter-relação entre a ecologia microbiana, com suas ferramentas moleculares de estudo, e a biotecnologia ambiental, campo de conhecimento dedicado a aplicar sistemas biológicos para resolver problemas de poluição.

O evento visa ainda proporcionar o contato de alunos de graduação e pós-graduação com pesquisadores de ponta na temática proposta, contribuindo para sua formação teórica, através de discussões entre plateia e palestrantes, além de apresentar os resultados  do Projeto Casadinho.

Entre os palestrantes, estão Marcia Helena Rissato Zamariolli Damianovic, da USP de São Carlos, e professores do Programa  de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS/UFAL).

Durante o workshop, serão abordados os temas: Recuperação de energia; Tratamento Físico-Químico; Tratamento Anaeróbio; Gestão da Qualidade da Água; Qualidade de Água e de Efluentes. Inscrição e programação completa no link

Fonte: Ascom Ufal