Educação

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física acontecem até o dia 2

Registro deve ser feito no site www.sbfisica.org.br; provas acontecem em 24 de agosto

01/06/16 - 18h51
Agência Alagoas

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Sociedade Brasileira de Física (SBF) prorrogaram as inscrições para a edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Agora, unidades de ensino municipais, estaduais e federais têm esta quinta-feira (2) para efetuar seu cadastro. As inscrições devem ser realizadas pelo professor responsável por meio do endereço:https://sec.sbfisica.org.br/olimpiadas/obfep2016/forms/credenciamento/ 

Uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o interesse pela ciência entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As provas da primeira fase acontecem no dia 24 de agosto, enquanto as da segunda serão realizadas em outubro. 

Segundo o professor Ronaldo Cristiano, responsável pela OBFEP em Alagoas, até esta quarta-feira (1), 104 escolas haviam se inscrito na olimpíada. Destas, 82 delas são da rede pública estadual. 

“Nossa expectativa é que 50% das escolas da rede pública estadual se inscrevam, o que significa aproximadamente 112 escolas de ensino médio”, afirma o responsável estadual pelo evento. 

Crescimento - O professor Ronaldo Cristiano conta que a participação dos professores e alunos estaduais cresce a cada ano. “Em 2013, tivemos 41 escolas da rede estadual escritas, em 2014, foram 22 e, em 2015, foram 24. Este ano, já temos 82 unidades cadastradas e a expectativa é que esse número aumente ainda mais até o fim das inscrições”, explica Cristiano. 

De acordo com Kleber Serra, professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e um dos responsáveis pela organização da OBFEP em Alagoas, a competição tem duas fases: uma teórica e uma experimental.  “A OBFEP visa despertar o interesse do estudante pela ciência em geral, em especial pela física, desmistificando a ideia de que a disciplina é de difícil entendimento”, declarou Serra.