Cultura

Imprensa Oficial lança obras inéditas de escritores alagoanos

16/05/16 - 09h57

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, na próxima terça-feira (17/05), cinco títulos de autores alagoanos que foram selecionados pelo Programa de Incentivo à Cultura Literária. A solenidade será na sede da Imprensa Oficial, a partir das 10h, com a presença dos escritores.

Na ocasião, cada um dos cinco autores receberá a cota de exemplares a que tem direito. Haverá ainda um coquetel para recepcionar escritores e convidados.

O edital contemplou 19 concorrentes. Todos serão publicados até outubro. Neste primeiro grupo saem os livros de Dirceu Lindoso, Breno Airan, José Minervino Neto, Fabiana Freitas e Richard Plácido.

Assim como os demais selecionados, eles tiveram suas obras escolhidas por professores e especialistas em Literatura, que avaliaram cerca de cem títulos inscritos no edital público da Imprensa Oficial.

OS ESCRITORES

Entre os cinco nomes que têm os livros lançados agora, Dirceu Lindoso ostenta uma trajetória consolidada como escritor e pensador brasileiro, com uma vasta obra, reconhecida como referência em estudos de ciências sociais no país. Ele também é poeta e romancista. E foi com um romance – Os Filhos de Ana Rosário – que Lindoso se inscreveu no edital.

Breno Airan é jornalista e mora em Arapiraca. Ligado à música e à cultura pop, ele também destina sua atenção às tradições e regionalismos que fazem parte do universo em que nasceu e cresceu. Meio Chá de Pólvora reúne poemas que o autor escreveu em diferentes fases.

Ela também é jornalista e trabalha como redatora publicitária. A jovem Fabiana Freitas sempre escreveu pequenos registros do dia a dia, com a preocupação de expressar sua visão das coisas que nos surpreendem. No livro João e seus Ais Miúdos, a escritora estreante brinda os leitores com uma série de brevíssimos poemas sobre um mesmo personagem. Dá o que pensar.

Já o poeta Richard Plácido estreia com um livro que alia o trabalho com a linguagem à reflexão sobre a dureza da vida do homem comum. Entre Ratos & Outras Máquinas Orgânicas apresenta uma espécie de painel sombrio do mundo que aí está. Mas o autor, que estuda Literatura na Ufal, não descuida da construção de seus poemas, sempre burilados na régua da melhor tradição, alternando ironia, alguma leveza e muita pancada.

O quinto autor desta primeira etapa de lançamentos é José Minervino Neto, natural de Branquinha, onde reside. Ele escreveu o livro Antes e Depois da Chuva, uma coleção de poemas cujas qualidades são incontáveis. Minervino lança mão do despojamento e da simplicidade para desmontar sentenças e criar imagens inesperadas. A seu modo, e assim como os demais estreantes, surge com uma voz promissora, capaz de renovar a poesia produzida em Alagoas.

SERVIÇO

Lançamento de cinco livros de autores selecionados em edital da Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Data:  17 de maio 

Horário: 10h

Local: sede da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, na avenida Fernandes Lima, s/n, Farol, Maceió

Informações: 3315-8303