‘Nelson dos Santos’ será exibido no Cinema das Alagoas, nesta sexta-feira (6)

04/05/2016
‘Nelson dos Santos’ será exibido no Cinema das Alagoas, nesta sexta-feira (6)
Produção retrata o músico e artesão Nelson da Rabeca (Arquivo/Agência Alagoas)

Produção retrata o músico e artesão Nelson da Rabeca
(Arquivo/Agência Alagoas)

O curta “Nelson dos Santos” será exibido nesta sexta-feira (6), às 19h, no Cine Arte, dentro das atividades do projeto Cinema das Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara. A entrada é gratuita.

“Nelson dos Santos” surgiu como projeto de TCC dos estudantes de Jornalismo Paulo Silver e Albert Ferreira, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que retrataram o músico e artesão Nelson da Rabeca, a partir de um viés documental observativo.

O curta metragem de 19 minutos foi vencedor dos prêmios Velho Chico de Cinema Alagoano e Júri Popular no Festival de Cinema Universitário de Alagoas 2014, Melhor Plano Cinematográfico e Prêmio Especial do Júri na V Mostra Sururu de Cinema Alagoano 2014, além do prêmio do Júri Popular no Curta Pará 2015.

Cinema das Alagoas

Disseminar a produção audiovisual nacional e democratizar o acesso do público à sétima arte são os objetivos do projeto “Cinema das Alagoas”, que abre as portas do Cine Arte para o público, sempre na primeira sexta-feira do mês, para receber uma produção cinematográfica brasileira.

“A iniciativa propõe a disseminação dos filmes, especialmente os alagoanos, aproximando o público do núcleo de produção audiovisual da obra que será apresentada. A parceria estimula os artistas da terra e forma novas plateias”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

O projeto faz parte do apoio firmado entre o Governo de Alagoas e o Arte Pajuçara, visando o fomento da sétima arte alagoana e o fortalecimento da produção cultural local.

O acordo estabelecido prevê apoio do governo estadual, para a manutenção do espaço cultural, a garantia de exibições mensais gratuitas das obras alagoanas, além de pautas especiais destinadas aos artistas da terra, como contrapartida social.

Arte Pajuçara

Situado na avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, o Centro Cultural é um espaço que promove cultura a partir das artes visuais e cênicas, da música e produções audiovisuais.