Conselho de gestores debate conservação dos recursos naturais em AL

20/05/2016
Conselho de gestores debate conservação dos recursos naturais em AL
Encontro de Conselhos Gestores das Unidades de Conservação de Alagoas (Júnior Santana)

Encontro de Conselhos Gestores das Unidades de Conservação de Alagoas
(Júnior Santana)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na quinta-feira (19) o 4º Encontro de Conselhos Gestores das Unidades de Conservação de Alagoas. O evento ocorreu na Motonáutica, no bairro Pontal da Barra, e contou com a parceria do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O encontro serviu para atualizar e capacitar os membros dos conselhos gestores com o objetivo de contribuir efetivamente na gestão participativa. A promoção da cidadania também fez parte do enredo da reunião que contou com uma pauta de discussões acerca da conservação dos recursos naturais e proteção da biodiversidade.

Atualmente, o Estado de Alagoas administra cinco unidades de conservação encaixadas na categoria de uso sustentável da área de proteção ambiental; APA de Santa Rita, APA da Marituba do Peixe; APA de Catolé e Fernão Velho; APA de Murici; e APA do Pratagy.

Durante o encontro, ficou evidente que a criação das unidades de conservação é uma busca constante para unir os interesses humanos aos benefícios para a natureza possa manter o seu equilíbrio ecossistêmico.

Representando a Semarh, Valdenira Chagas, coordenou o ciclo de palestras e avaliou a importância da troca de experiência entre os envolvidos no Encontro de Conselhos Gestores.

“É essencial a união de todos os membros dos conselhos gestores para que eles troquem experiências e sejam capacitados mediante as apresentações das palestras com temas atualizados. Prioritariamente, apresentamos informações importantes a respeito do sistema estadual de unidade de conservação”, explicou Valdenira.

O superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Mateus Gonzales, participou de uma mesa redonda com a temática de Política e Gestão. Representantes do IMA, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ICMBio e APA da Marituba do Peixe participaram do debate.

“Foi um momento de interação e proximidade para cada instituição colocar como estão sendo desenvolvidas as políticas de gestão para fortalecer ainda mais as unidades de conservação em nosso Estado”, avaliou Mateus Gonzales.

O 4º Encontro de Conselhos Gestores das Unidades de Conservação contou ainda com a participação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Comitê de Bacias do CELMM, Prefeitura de Santa Luzia do Norte, Dr. Carlos Paiva, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Organização de Proteção Ambiental (OPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da biodiversidade do ICMbio e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (ABS).