Geral

Ressocialização conclui atividades sobre o mês do Assistente Social na segunda-feira (23)

20/05/2016
Ressocialização conclui atividades sobre o mês do Assistente Social na segunda-feira (23)
(Foto: Ascom)

(Foto: Ascom)

Em comemoração ao Mês da Assistente Social, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão (Seris) programou uma série de palestras para homenagear os profissionais que trabalham no Sistema Prisional. Os assistentes sociais atuam diariamente nas unidades para promover a cidadania e gerar condições dignas aos internos, além de assistência aos seus familiares.

Neste mês foram realizadas palestras para integrar e otimizar as atividades inerentes à Assistência Social. Encerrando a programação, a Seris realizará nesta segunda-feira (23) a palestra “Os aspectos psicológicos e sua importância para o assistente social”. O evento ocorrerá na Sala de Multimeios, no Bloco 13 – Assistência Social, no Campus Ufal Maceió, às 9 horas.

No início do mês foram realizadas as palestras “Serviço Social no campo sócio-jurídico”, “Encarceramento feminino no Brasil” e “O papel da Assistente Social na individualização da pena”. Os participantes discutiram a importância do trabalho da assistência social dentro das unidades prisionais e aprimorar os conhecimentos dos servidores para a reintegração social dos internos.

As ações da Seris contaram com o apoio do Conselho Regional de Assistência Social. Para a servidora Michele Farias, a valorização serve como estimulo para obter melhores resultados em uma área tão complexa. “A atuação do assistente social é abrangente. No sistema, atuamos desde a identificação até o acompanhamento das demandas. O nosso trabalho é inserido em diversas áreas, como: saúde, educação e trabalho”.

Núcleo de Assistência Social

O Núcleo de Assistência Social da Seris atua na área social-jurídica. Além de fornecer serviços de assistência social, viabiliza o desenvolvimento de ações nas áreas de saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, cidadania e reintegração social.

Atualmente, estão sendo executados pelo Núcleo os seguintes projetos: Balcão Cidadão, Serviço de Atendimento à Família, Projeto Mutirão de Limpeza e Projeto Quebrando Preconceitos e Conhecer para Transformar.