Água e Educação são tema de evento na Ufal em Arapiraca

Por Redação com Ascom Ufal 21/03/2016 19h07 Atualizado em 21/03/2016 22h10
Água e Educação são tema de evento na Ufal em Arapiraca
Foto: Ascom Ufal
Para comemorar o Dia Mundial da Água, 22 de março, o Campus Arapiraca elaborou uma variada programação dotada de seis palestras e duas mesas-redondas com participação de profissionais de diversas áreas. A 4ª edição da Semana da Água tem como temática central Água e Educação: uso racional antrópico, agrícola e ambiental. Os debates transcorrerão até quarta-feira, 23, durante os dois horários e têm como local o auditório da sede Arapiraca.

O coordenador geral da Semana, Márcio Aurélio Lins dos Santos, destaca as atividades promovidas pelo Grupo de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica em Manejo de Água para Irrigação (Irriga) vinculado ao curso de Agronomia de Arapiraca que desenvolve ações voltadas ao uso otimizado na agricultura irrigada: “As atividades objetivam a eficiência da irrigação visando tornar mais acessível o conhecimento das técnicas aplicadas aos diversos sistemas nessa área. Portanto, a data comemorativa oportuniza mais um espaço sobre a importância dos recursos hídricos no âmbito ambiental, assim como na agricultura”, frisa.

Além da participação do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) do Campus A. C. Simões, conta com representantes de outras instituições superiores como: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As Secretarias Municipais de Arapiraca (Educação, Meio Ambiente e Agricultura) são parceiras das atividades, assim como o Grupo Ricardo Barreto (CAB- Arapiraca) e Setor da Juventude da Diocese de Penedo.

Participam também da coordenação da 4ª Semana da Água os professores Marcílio Souza Barbosa, Cícero Gomes dos Santos e José Vieira Silva.

Comemoração mundial

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi instituído como data comemorativa pela Organização Unidas (ONU), durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO- 92, realizada no Rio de Janeiro. Desde então as celebrações realizadas ao redor do mundo se realizam a partir de um tema anual definido pela ONU com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.