05/11/2016 13h16 - Atualizado em 05/11/2016 14h35

Sobe nº de locais de prova do Enem ocupados por estudantes em Alagoas

Com 3 novas ocupações em Girau do Ponciano, agora são 17 no estado.
Mais de 8.500 inscritos não farão prova neste fim de semana, diz Inep.

Michelle FariasDo G1 AL

Sobe para 17 o número de ocupações de estudantes nas unidades de ensino que serviviram como locais de prova para o Exame do Ensino Médio este ano em Alagoas. Com isso, mais de 8.500 não farão provas nesse fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O número foi atualizado pelo Inep com a ocupação de mais três escolas da cidade de Girau do Ponciano: as escolas estaduais Deputado Gilvan Barros e Olimpia Tenório Lima, e a Escola Municipal Educação Básica Governador Geraldo Bulhões.

A lista traz 19 locais de prova ocupados, entre eles o campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Escola Estadual Costa Rego, que funcionam no mesmo prédio, portanto trata-se de apenas um local. Também aparece na relação do Inep a Escola Estadual Lions Club, no mesmo município, mas, segundo a Secretaria de Educação (Seduc) e a Ubes, ela não está ocupada.

São mais de 400 locais em todo o país na mesma situação. A aplicação das provas acontece neste  sábado (5) e no domingo (6), mas a realização das provas nos locais ocupados foi adiada para dezembro, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Em Alagoas, os alunos ocupam pelo menos 28 instituições de ensino. Os estudantes que participam das ocupações dizem ser contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos no país, a medida provisória da reforma do ensino médio e a Lei estadual da “Escola Livre”, que prevê "neutralidade política, ideológica e religiosa" de professores.

As ocupações tiveram início no dia 10 deste mês. Os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ocupados ficam em Maceió, Batalha, Marechal Deodoro, Satuba, Santana do Ipanema, Piranhas, Murici e Penedo. Além disso, várias escolas estaduais e os campi da Ufal também foram ocupados.

tópicos: