24/10/2016 13h38 - Atualizado em 24/10/2016 18h55

Sobe para 12 número de instituições de ensino ocupadas em Alagoas

Três campi do Ifal, um da Ufal e duas escolas foram ocupados.
Estudantes protestam contra a PEC 241 e a reforma do Ensino Médio.

Derek GustavoDo G1 AL

Campus do Ifal em Murici foi ocupado na manhã desta segunda-feira (24) (Foto: Divulgação/Ubes-AL)Campus do Ifal em Murici foi ocupado na manhã desta segunda-feira (24) (Foto: Divulgação/Ubes-AL)

Mais seis instituições de ensino foram ocupadas por estudantes em Alagoas. Dessa vez, foram o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e duas escolas estaduais em Arapiraca, e os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Maceió, Piranhas e Murici. Com essas, chega a 12 o número de instituições tomadas pelos alunos em todo o estado.

Os estudantes que participam desses atos são contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos no país, a medida provisória sobre a reforma do ensino médio e a Lei “Escola Livre”, que impede professores da rede estadual de dar opinião na sala de aula, mantendo a "neutralidade" política, ideológica e religiosa no ensino

As escolas estaduais ocupadas em Arapiraca, além das instituições de ensino federais, são a Isaura Antônio de Lisboa, no bairro Baixão, e a Rotary, no Centro.

“O campus da Ufal em Arapiraca foi ocupado no domingo (23), à noite. As demais ocupações foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (24)", explica Nycholas Pires, diretor estadual da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que está organizando esses atos em todo o país.

A ocupação do Ifal em Maceió começou na tarde desta segunda, de forma parcial. A princípio, um grupo de 20 estudantes permanecerá no bloco administrativo do campus. Eles ainda vão definir questões de alimentação e acomodações no local.

Em Maceió, estudantes do Ifal ocuparam o prédio da administração do campus (Foto: Natália Normande/G1)Em Maceió, estudantes do Ifal ocuparam o prédio da administração do campus (Foto: Natália Normande/G1)

Pires ressalta também que as ocupações foram definidas em assembleias realizadas pelos estudantes, e não tem prazo para terminar. Eles se revezam para dormir nos locais, e penduraram faixas e cartazes, com frases de protesto.

Com relação ao número de estudantes que estão ocupando essas unidades, o diretor estadual da Ubes soube dizer apenas que 100 estudantes estão em cada um dos campi do Ifal. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do instituto.

Além desses instituições, em Alagoas também estão ocupados os campi do Ifal de Marechal Deodoro, Satuba e Santana do Ipanema, os campi da Ufal em Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios e a Escola Estadual Manuel Lúcio da Silva, no bairro Primavera, em Arapiraca.

A unidade de Marechal está ocupada desde o dia 19. Em Satuba, desde o dia 10. Em Santana do Ipanema, desde o dia 14. Já em Arapiraca, a ocupação teve início no dia 17. Os campi de Delmiro e Palmeira dos Índios foram ocupados no dia 19.

Escola Estadual Rotary, em Arapiraca, também foi ocupada pelos estudantes (Foto: Divulgação/Ubes-AL)Escola Estadual Rotary, em Arapiraca, também foi ocupada pelos estudantes (Foto: Divulgação/Ubes-AL)