Ufal leva delegação aos Jogos Universitários Brasileiros 2016

Por Ascom/UFAL 03/10/2016 18h06 - Atualizado em 03/10/2016 22h10
Por Ascom/UFAL 03/10/2016 18h06 Atualizado em 03/10/2016 22h10
Ufal leva delegação aos Jogos Universitários Brasileiros 2016
Foto: Ascom
Mais uma vez a Universidade Federal de Alagoas marca participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), no período de 3 a 13 de novembro, em Cuiabá -MT. As equipes da instituição alagoana foram selecionadas durante o certame estadual (Jogos Universitários Alagoanos - JUAs), realizado em agosto, e contam com participação de alunos de diversos cursos de graduação dos campi A. C. Simões, Arapiraca e do Sertão.

A delegação da Ufal que representa Alagoas é formada por 29 atletas com equipes nas modalidades: futsal feminino, basquete feminino (3x3), basquete masculino, judô, badminton (tênis com peteca) e atletismo (corrida de rua). O professor Francisco de Assis Farias, do curso de Educação Física do Campus A. C. Simões, atualmente na Gerência de Esporte da Pró-reitoria Estudantil (Proest), informa que a Ufal empreende esforços para levar todos os anos atletas ao renomado evento nacional.

“A Universidade Federal de Alagoas sempre se sagra campeã nas eliminatórias locais ao disputar todas as modalidades ofertadas e participa de todas as edições do JUBs. As dificuldades rotineiras vão desde locais para treinamentos e patrocínio que estão aquém das nossas necessidades. Mas sempre contamos com o apoio da Ufal na medida do possível. Isso tudo, junto à dedicação, ao empenho e ao espírito de coletividade das equipes e seus respectivos técnicos, sempre garantiram a participação da Universidade em todos os jogos universitários”, destacou Francisco de Assis. Ele cita também como importantes apoiadores para a preparação dos atletas os espaços de treinamento Tenente Madalena (Cambona) e o Pavilhão de Basquete (Tabuleiro do Martins).

Outro espaço destacado é o Complexo Esportivo do curso de Educação Física do Campus A. C. Simões, que passa por reforma e está com uma extensa área em construção. Pelo projeto arquitetônico, o complexo será dotado de estrutura para a preparação de atletas olímpicos nas mais diversas modalidades. “A conclusão da obra, prevista para 2017, não só engrandecerá as atividades do curso de Educação Física, mas todas voltadas às práticas esportivas promovidas pela Ufal”, frisou.

Equipes

As atletas do futsal feminino Isaiane Ferreira, do 5º período do curso de Química Industrial e Peishun Fon, do 2º período de Relações Públicas, falam da importância de representarem a instituição e das expectativas que têm. “Esperamos representar bem a Ufal na acirrada disputa com disposição para fazer o melhor porque estamos nos preparando com essa finalidade”, dizem. Elas enfatizam que são poucas as instituições federais que participam dos JUBs, diferentemente das particulares que sempre marcam presença no evento desportivo. “A nossa expectativa é trazermos para a Alagoas a vitória”, afirmam as bi-campeãs da modalidade no estado destacando também a positividade do esporte para a saúde física e mental.

Para as alunas Taís Souza e Gisele Ataíde, ambas do curso de Direito e atletas do basquete feminino, conhecido como 3x3, a vontade de participar representando a instituição alagoana venceu as corriqueiras dificuldades. “A modalidade é nova para todos os participantes, vamos com o pé no chão e estamos empenhadas para a competição, com vontade de obter o melhor resultado e assim representarmos bem a Ufal. Temos também consciência da importância dessa oportunidade para a nossa vivência, enquanto alunas, atletas e ser humano”, reforçam conscientes Taís e Gisele sobre a valorosa experiência em curso.

Além do esforço das equipes, o professor Francisco de Assis destaca a colaboração fundamental do corpo técnico envolvido para preparação da delegação da Ufal. Ele aproveita para citar os técnicos Pedro Hermes, Leandro Tavares, Adonai Seixas, Luigi Alpino, Antônio Paulo Pacheco, Guilherme Rocha, Danilo Chagas e Paula Chen. “Eles são dedicados e vestem literalmente a camisa”, afirma, demonstrando já sentimento de vitória pela participação da instituição em mais uma edição do maior evento desportivo entre universitários de todo o Brasil.

Proest visa fortalecer ações

O planejamento da Pró-reitoria Estudantil (Proest) para empreender o dinamismo na área de Esporte nos três campi da Universidade Federal de Alagoas, passa principalmente pela elaboração de projetos contemplando diversas atividades a partir do próximo ano. O professor Francisco de Assis diz que está em fase de elaboração um projeto que tem como foco os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), para viabilizar a participação de atletas da forma adequada ao evento.

Umas das ações para as práticas esportivas visando oportunizar a participação de todos os alunos da Ufal, independente dos já atletas ou não da instituição, é a promoção de festivais de todas as modalidades desportivas, aos sábados, no Campus A. C. Simões e interior, como também dotar de estrutura a classificação de equipes para os Jogos Universitários Alagoanos (JUAs), cuja disputa antecede as edições anuais do evento nacional.

Francisco acrescenta também como incremento e fortalecimento na área de esportes da Ufal planejada para 2017 as seguintes ações: promoção de esportes individuais como atletismo, natação, xadrez, esportes de areia; apoio aos jogos internos da Ufal; realização de jogos em todas as unidades acadêmicas e entre os três campi; e melhoria de treinamento das equipes disputantes. As práticas esportivas na Universidade Federal de Alagoas sob a coordenação da Proest contam com a participação da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

JUBs e CBDU

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), fundada em 1939 por acadêmicos e representantes das Federações Universitárias Estaduais e agremiações durante reunião no Rio de Janeiro. A entidade foi oficializada em 15 de novembro de 1941 pelo Decreto nº 3.617, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas passando a ser a gestora desde então.

Para a edição de 2016 o presidente da CBDU Luciano Cabral informa que há muitas novidades na área técnica. Como a entrada das modalidades de corrida de rua e jogos virtuais, representado pelo Futebol Virtual, além de três modalidades do paradesporto que passam a fazer parte da competição: tênis de mesa, atletismo e natação, e o JUBs Acadêmico, antes exclusivamente uma mostra de painéis. A partir deste ano, o evento passa a ganhar status de modalidade, com a disputa e escolha dos melhores trabalhos.