Estado faz doação para o projeto Plantas Medicinais e Fitoterápicos, da Ufal

Por Agência Alagoas 15/10/2016 09h09
Estado faz doação para o projeto Plantas Medicinais e Fitoterápicos, da Ufal

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) fez a doação de sacos para mudas de plantas, terra preta e esterco para o projeto 'Plantas Medicinais e Fitoterápicos', desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Ciências Agrágrias (Ceca).

A iniciativa atende a uma solicitação feita pela coordenação do projeto e reforça a parceria entre o Governo de Alagoas e Ufal, que tem como finalidade fornecer os referidos itens.

Para o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Adelmo Martins, o apoio do Governo de Alagoas, por intermédio da Seagri, é fundamental para a articulação logística e disseminação das técnicas e benefícios do projeto de plantas medicinais e fitoterápicos aos núcleos de experimentos e desenvolvimento das plantas.

“Com essa parceria, entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura e a Ufal, a coordenação do projeto também fará articulações com as prefeituras, visando a implantação de hortas de plantas medicinais e fitoterápicos nos municípios alagoanos”, assegura Adelmo Martins.

Clemens Fortes, professor do Centro de Ciências Agrárias da Ufal e coordenador do projeto, destaca a parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, uma vez que dá um avanço no projeto, envolvendo as prefeituras do interior. “A consolidação dessa parceria vai contribuir por demais com o sucesso do projeto em Alagoas”, afirma o professor.

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do Centro de Ciências Agrárias, detêm uma horta com produção de diversas espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, com finalidades de distribuição gratuita para todas as secretarias municipais de Saúde, de Agricultura, de Meio Ambiente, assentamentos de trabalhadores rurais, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas), organizações não governamentais, grupos agroecológicos, grupos de mulheres, entre outros.

O professor Clemens Fortes explica ainda que a meta é implantar em cada município de Alagoas uma horta de plantas medicinais, e o papel da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura é de grande importância nesse processo.