Entretenimento

Espaço Cultural terá atividades permanentes nos fins de semana

Proposta é abrir não só para atividades culturais da Ufal, mas também para projetos externos

Por Ascom/Ufal 04/10/2016 10h10
Espaço Cultural terá atividades permanentes nos fins de semana

Em breve, algumas instalações do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas estarão disponíveis para atender a atividades culturais às sextas, sábados e domingos. A proposta é abrir uma agenda permanente para projetos da própria instituição e da comunidade externa. O anúncio foi feito, na sexta-feira (30), durante reunião ordinária do Fórum Integrado de Arte e Cultura da Ufal.

Para o diretor do Espaço Cultural e coordenador de Assuntos Culturais, Ivanildo Piccoli, estão sendo preparados espaços multiusos. “Teremos a Sala Preta, que está sendo reformada e atenderá às demandas dos cursos de Artes e, nos fins de semana, vai estar disponível para performances, espetáculos e outras ações internas e externas; Também vamos contar com a Sala da Camerata e uma de multimeios para teleconferência, exibição de filmes e demais atividades relacionadas. Esperamos que até o final deste ano, consigamos entregar esses ambientes”, disse.

Nadir Nóbrega, diretora do Museu Théo Brandão, também colocou as instalações do prédio à disposição para agendas de eventos e apresentações dos cursos de Artes. “A Princípio, falo do auditório e do pátio externo, porque os outros setores só estarão disponíveis após a reforma”, reforçou.

Entre os temas da pauta definida, Piccoli reforçou a necessidade dos equipamentos culturais montarem uma agenda unificada para dar mais visibilidade às ações realizadas e para que a comunidade universitária e a sociedade em geral tomem conhecimento do que está sendo produzido. Nesse sentido, o diretor também defendeu a discussão e o planejamento das ações para 2017, incluindo os 200 anos de emancipação política de Alagoas. Ele também apresentou a proposta de criação de cursos livres de artes no Espaço Cultural.

A professora Ana Flávia Ferraz, da Unidade de Ensino de Penedo e representante do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano, falou da proposta de criação, que ainda está em discussão, de um espaço dentro da Universidade voltado à área de cinema e audiovisual. “Ainda não definimos se será núcleo ou centro de cinema e audiovisual da Ufal, mas propomos um espaço para fomentar e executar o audiovisual como linguagem; espaços coletivos de criação nos quais a Ufal esteja dialogando com a sociedade”, ressaltou.

O Festival de Cinema também foi destaque na reunião. Sérgio Onofre, também docente da Unidade de Penedo, aproveitou para convidar os presentes para o Circuito Penedo de Cinema, que acontecerá de 29 de novembro a 3 de dezembro. Esse ano, o festival virou circuito porque reúne quatro grandes eventos: 9º Festival do Cinema Brasileiro, 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e 6º Encontro de Cinema Alagoano. Saiba mais no site do evento