07/05/2024
24ºC Maceió, AL Chuva

12/09/2016 17:30
Alagoas
IMA e Ufal inspecionam impactos ambientais no complexo lagunar
Equipe percorreu toda a área do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba
Estudo busca fazer um levantamento da degradação ambiental do complexo lagunar, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita / Foto: Ascom/IMA
Agência Alagoas

Uma equipe formada por técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deram início à segunda etapa da pesquisa sobre impactos ambientais no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

O estudo busca fazer um levantamento da degradação ambiental do CELMM, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita. Os primeiros levantamentos para o projeto foram realizados no mês de maio, e a equipe retornou ao local na última quinta-feira (8).

A vistoria percorreu toda a área do Complexo, iniciando pelo Canal do Trapiche e seguindo pela Levada, Vergel do Lago e Dique Estrada, onde puderam identificar um processo acelerado de degradação ambiental.

“Os principais impactos que encontramos são a deposição de sedimentos, assoreamento, poluição hídrica e ocupação irregular”, explicou Alycia Torres, assessora da APA de Santa Rita.

O IMA é colaborador no estudo, auxiliando com informações referentes à APA, disponibilização de barco para monitoramento e auxílio na coleta para análise de água de alguns pontos.