Comunidade pode fazer perguntas a candidatos à prefeitura de Arapiraca em debate na Ufal

Por Niel Antonio 20/09/2016 09h09 - Atualizado em 20/09/2016 13h01
Por Niel Antonio 20/09/2016 09h09 Atualizado em 20/09/2016 13h01
Foto: Divulgação
O Centro Acadêmico de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca, promove um debate com os candidatos à prefeitura de Arapiraca, na noite desta terça-feira (20), no auditório da unidade de ensino, a partir das 19h. Todos os candidatos já confirmaram presença.

Aberto à comunidade, o evento será dividido em três blocos, com apresentação dos projetos políticos, perguntas diretas e indiretas, além de respostas de cada um que for indagado durante o debate.

No primeiro bloco, cada candidato terá até oito minutos para apresentação de suas propostas e terão o auxílio de equipamentos multimídia, como projetor e notebooks. A programação segue no segundo bloco com um espaço direto para que eleitores escolham os candidatos e façam perguntas, tendo, cada um deles, o tempo de três minutos para dar a resposta.

Duas perguntas indiretas, na terceira parte, serão de responsabilidade dos professores do curso de Administração Pública da Ufal, que terão o mesmo conteúdo para todos os candidatos. Em continuidade, os alunos também terão espaço para fazer questionamentos, com contextos também comuns a todos os pleiteáveis à prefeitura de Arapiraca.

De acordo com o coordenador institucional do Centro Acadêmico de Administração Pública da Ufal, o estudante Diego Leonardo Davi Santos Silva, o evento representa uma oportunidade de os arapiraquenses conhecerem as reais propostas dos candidatos, assim como fomentar a discussão política de interesse público.

“O objetivo é proporcionar um espaço construtivo de exposição de projetos políticos, a elucidação das dúvidas dos eleitores e também ver o candidato mais comprometido com a profissionalização da gestão pública, visto que, historicamente, nossa cidade carece dessa profissionalização”, comentou Diego Santos.

Diego Santos também afirma que a comunidade deve estar atenta às propostas dos candidatos e se há possibilidade de ter um canal aberto após as campanhas políticas, com a posse dos eleitos. “A importância principal do debate é demonstrar se nosso futuro gestor está disposto a um diálogo aberto com a sociedade”, argumentou.