Dólar com. 5.1151
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal
30/09/2016 às 17h30

Ufal promove ações de prevenção ao câncer de Mama

Atividades fazem parte do movimento conhecido como Outubro Rosa

Todos os anos a Universidade Federal de Alagoas participa ativamente das ações do Outubro Rosa. O movimento mundial de prevenção ao câncer de mama é simbolizado pelo laço rosa e visa reduzir as mortes pela doença, estimulando o diagnóstico precoce com ações de prevenção.

Este ano, as atividades serão desenvolvidas pelo Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário, voltadas para a comunidade, e pela  Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) da Ufal, direcionadas às servidoras.

A programação do Cacon-HU começa no dia 4 de outubro, às 8h, com a abertura da campanha, que contará com a presença da reitora Valéria Correia, da superintendente do Hospital Universitário, Fátima Siliansky e da médica ginecologista Marta Vasconcelos. Em seguida, haverá apresentação artística do Grupo Carmé (Adefal), palestra de Liliane Castro de Oliveira e uma sessão de maquiagem em parceria com a empresa Mary Kay.

No dia 11 de outubro, haverá uma sessão de Belezaterapia, em parceria com a Residência Multidisciplinar e a preceptoria, e a apresentação artística de Dança Cigana, além de sessão de reflexologia, em parceria com a Sala de Cuidados da Esenfar.

No dia 21 de outubro, as atividades contam com a parceria da ONG Renascer, que vai realizar o desfile de mulheres mastectomizadas, maquiagem e amarração de lenços e a apresentação de depoimentos das mulheres que enfrentaram ou ainda enfrentam a luta contra o câncer de mama.

Já no dia 25 de outubro, as atividades serão iniciadas com a apresentação do Corufal. Em seguida, tem palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama, com a mastologista Marta Maria Vasconcelos. Também haverá o depoimento de Maria de Fátima Montenegro Correia e logo depois, uma sessão de limpeza de pele e maquiagem, com a parceria da empresa Racco.

Durante todo o mês de outubro, das 8h às 11h, a equipe do HU fará diariamente dez atendimentos de consultas e, quando necessário, encaminhamento para exames de mamografia no Hospital Universitário.

Já a programação da CQVT para as servidoras da Ufal será realizada de 4 a 27 de outubro, com exames para a prevenção do câncer de mama que serão feitos no Ambulatório 1, sala de Saúde da Mulher. As inscrições para os exames devem ser feitas no link eventos.ufal.br/outubrorosa2016, onde é possível conferir a programação completa.

Fonte: Ascom Ufal