Pinacoteca da Ufal apresenta mostra inédita da mineira Eugênia França

A exposição "Do lado de cá, do lado de lá" traz reflexão e crítica ao elitismo e seu consumismo exacerbado

DivulgaçãoPinacoteca da Ufal apresenta mostra inédita da mineira Eugênia França

Pinacoteca da Ufal apresenta mostra inédita da mineira Eugênia França

Pinacoteca Universitária apresenta mostra inédita “Do lado de cá, do lado de lá.”, da artista plástica mineira Eugênia França, que dará continuidade ao calendário anual de exposições de 2017. A abertura da exposição será no dia 4 de abril às 20h, na Pinacoteca.

Numa sociedade onde as interações humanas são baseadas no poder econômico, a artista plástica nos traz uma reflexão sobre a relação ingênua da criança com o objeto, que resulta num afeto desinteressado. São meninas de periferia, que apesar de fazerem parte da realidade do nosso país, causam estranhamento ao serem representadas com suas bonecas decrépitas. Esse é o sentimento que a mineira busca explorar em sua exposição.

É por meio de suas criações que Eugenia pretende demonstrar como o capitalismo é perverso ao excluir não apenas objetos considerados obsoletos, mas também seres humanos que não participam da lógica consumista.

A artista usa lonas velhas de caminhão como suporte para eternizar vestígios, rastros e histórias que compõem suas telas. Uma verdadeira crítica ao elitismo e seu consumismo exacerbado, inclusive em seu método de produção, dando espaço para a reutilização da matéria.

DivulgaçãoFullSizeRender (18)

Eugenia França vive e trabalha em Contagem (MG), é graduada em Serviço Social pela PUC, especialista em terapia sistêmica pela Holon Espaço Dinâmico e Bacharel em Artes Plásticas pela UEMG. Participou de várias mostras coletivas em Belo Horizonte (MG), sendo “Do lado de cá, do lado de lá.” sua primeira individual e a Pinacoteca Universitária o primeiro museu de arte do circuito que a exposição fará ao decorrer do ano. Os próximos museus serão nos estados do Maranhão e Santa Catarina.

“A exposição propõe levantar uma discussão acerca do lugar que nos ocupamos na sociedade capitalista em que vivemos. As relações que estabelecemos com as pessoas e com os objetos apontam para a perpetuação do instituído, uma vez que nós somos repetidores de um sistema que geralmente não questionamos, o que reflete nas escolhas, nos papéis desempenhados e no lugar que ocupamos na sociedade” disse Eugênia França.

A artista promoverá uma Conversa de Arte na quarta-feira (05) às 17h. No mesmo dia Eugênia fará uma introdução a técnica oriental de alongamento Lian Gong para os interessados. Para a mineira, a prática corporal é importante para voltarmos a nós mesmos não de maneira egocêntrica, mas para que possamos nos atentar para o essencial.

O Lian Gong trabalha o alongamento e a flexibilidade corporal, além de aliviar a ansiedade e a depressão.

SERVIÇO

Exposição: Do lado de cá, do lado de lá.

Local: Pinacoteca Universitária – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso, Centro
Abertura: 4 de abril de 2017, às 20 horas
Visitação: 5 de abril até 19 de maio (Segunda a sexta, das 8h30 às 18h).
Visitas em grupo agendadas pelo telefone (82) 3214 1545 ou pelo e-mail pinaufal@gmail.com.
Entrada gratuita.

Fonte: Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos