01/04/2017 17h41 - Atualizado em 01/04/2017 17h41

Museu de História Natural de Alagoas homenageia cultura indígena

A programação tem início às 9h e segue até às17h.
As atividades são gratuitas e voltadas para o público de todas as idades.

Michelle FariasDo G1 AL

Projeto Ensaios de Quinta se apresentou no museu (Foto: Michelle Farias/G1)Projeto Ensaios de Quinta se apresentou no museu (Foto: Michelle Farias/G1)

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove o 9° Fim de Semana no Museu. Nesta edição, será destacada a importância da cultura indígena.

A programação teve início no sábado (1º) e segue até domingo, das 9h até às17h. O evento tem palestras, oficinas, apresentação de documentários, minicurso, sessão de contos para as crianças e atrações culturais. Maria Vitória de sete anos ficou encantada com as oficinas.

“Primeiro aprendi sobre a cultura indígena. Eles mostraram fotos de como eles pintavam. Aí fizemos desenhos na cerâmica com o que aprendemos. Vou levar meu vaso para casa e colocar uma flor”, diz.

Oficina de pintura na cerâmica para as crianças (Foto: Michelle Farias/G1)Oficina de pintura na cerâmica para as crianças (Foto: Michelle Farias/G1)

De acordo com Mayana de Castro, responsável pelo setor de arqueologia e uma das organizadoras do evento, é importante conhecer para que se possa respeitar e valorizar essa cultura que é fundamental na história do Brasil.

“Como abril é o mês do descobrimento do Brasil e do Dia do Índio, resolvemos trazer parte das atividades na temática indígena, pois eles foram os verdadeiros descobridores do Brasil. Quando os europeus chegaram aqui, os índios já conheciam nossas terras, a fauna, a flora”, explicou Mayana.

O evento contou com a participação do Ensaios de Quinta, um palco aberto onde amigos se juntam para cantar, declamar poesias, expor artes. "Um amigo falou que viu um projeto assim em Aracaju. Aí pensamos em fazer e juntamos uma turma. Só que em Aracaju era um projeto secreto, aqui nossa intenção é divulgar e ter cada vez mais gente participando", afirma uma das idelizadoras do projeto, Maria Albuquerque.

Serviço:
O que: 9° Fim de Semana no Museu
Quando: 1º e 2 de abril
Onde: No Museu da História Natural (MHN), localizada na Av. Amazonas, Prado.
As atividades são gratuitas e voltadas para o público de todas as idades.

Crainças pintaram vasos a partir da cultura indígena (Foto: Michelle Farias/G1)Crainças pintaram vasos a partir da cultura indígena (Foto: Michelle Farias/G1)

 

tópicos:
veja também