Dólar com. 5.1163
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
08/04/2017 às 22h30

Centro Acolhedor ganha sistema solar fotovoltaico de geração de energia

Comunidade Acolhedora Mãe da Graça auxilia no tratamento de dependentes químicos na região da Zona da Mata

O Centro de Recuperação Mãe da Graça, em Murici, recebeu um sistema solar fotovoltaico com seis placas de 1,56 kWp (quilowatt pico) de potência instalada, para a geração de energia elétrica e redução de custos. A entrega foi feita na sexta-feira (7), dentro da programação da 6ª edição do Governo Presente.

A ação, realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com as empresas Energia Plena e I9 Consultoria, deve reduzir em 35% a conta de energia da Comunidade Acolhedora.

"O Governo do Estado vem trabalhando para dar suporte a essas comunidades que tanto fazem pelos jovens alagoanos. Nós já temos o maior sistema de reinserção de reeducandos no mercado de trabalho do Nordeste e, agora, estamos trabalhando em um projeto que empregue, também, as pessoas que lutam contra as drogas", afirmou o governador Renan Filho.

De acordo com o responsável pelo Centro de Recuperação Mãe da Graça, José Leandro de Lima, a redução com os custos de energia permitirá que o centro mantenha a estrutura em funcionamento.

"Estou me sentindo realizado em ser presidente do primeiro Centro de Recuperação a receber um incentivo como esse. Tenho certeza que a economia nos gastos com energia elétrica vai ser totalmente voltada para a melhoria do tratamento desses jovens, que tanto dependem do nosso trabalho para serem reinseridos socialmente", destacou José Leandro.

Estudantes do curso de Engenharia em Energias Renováveis, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também participaram da solenidade.

O Centro

Criada em 2013, a Comunidade Acolhedora Mãe da Graça é credenciada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), e faz parte da Rede Acolhe, que já abrigou mais de 25 mil dependentes químicos no Estado. O centro de recuperação tem capacidade para atender 14 homens que decidem realizar o tratamento de forma voluntária e gratuita.

A Superintendência de Energia e Mineração da Sedetur vem, sistematicamente, viabilizando ações que fomentem o uso de energias renováveis, em parceria com a iniciativa privada.

Durante a realização do 3º Governo Presente, no Litoral Norte do Estado, por exemplo, a Secretaria inaugurou a primeira praça pública do Nordeste com geração de energia solar. Na mesma ocasião, a Sedetur entregou um sistema de aquecimento de água com placas solares para higienização de frutas da Coopeagro.