Dólar com. 5.1055
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
17/04/2017 às 19h00

IMA seleciona áreas para monitorar presença do coral-sol na costa alagoana

Medida deve prevenir a bioinvasão da espécie na costa alagoana

Em três locais serão instaladas placas de recrutamento para verificar se há presença de pólipos de coral-sol - Foto: Ascom/IMA

Técnicos do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) estiveram no Porto de Maceió, na manhã desta segunda-feira (17), para selecionar as áreas que receberão um sistema de monitoramento para prevenir a bioinvasão do coral-sol na costa alagoana.

Foram escolhidos três locais onde serão instaladas placas de recrutamento para verificar se há presença de pólipos (indivíduo) de coral-sol. Os equipamentos ficam entre três e quatro metros de profundidade e são verificados trimestralmente.

“As placas foram confeccionadas em aço, já que essa espécie de coral se adapta bem a esse tipo de metal”, explicou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA.

O monitoramento será realizado pelos técnicos do Gerco, com auxílio de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O IMA irá elaborar um ofício que será entregue à administração do Porto de Maceió, solicitando autorização para a instalação das placas e realização de mergulhos periódicos de monitoramento.

Prevenção

A maior preocupação é que, uma vez inserido na costa de Alagoas, o coral-sol pode colocar em risco outras espécies existentes no Estado, causando sérios danos à biodiversidade marinha, e ainda provocar impactos graves, como a destruição de bancos recifais e a consequente aceleração do avanço do mar.

Para evitar que a espécie chegue à costa alagoana, um grupo formado por representantes de órgãos ambientais e de fiscalização vem realizando ações preventivas em navios-sonda e plataformas de petróleo que chegam ao Estado.

Além do IMA e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), fazem parte do grupo representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Capitania dos Portos, administração do Porto de Maceió, operadoras de mergulho e ONGs que se apresentaram como voluntárias.

Fonte: Agência Alagoas