Dólar com. 5.1109
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
07/04/2017 às 14h31

Instituições garantem apoio à produção do Plano de Manejo do Parque

Reunião foi realizada no auditório do Parque Municipal de Maceió. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro Universitário Cesmac foram recebidos, nesta sexta-feira (07), por gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) para discutir a elaboração do Plano de Manejo do Parque Municipal de Maceió.

Durante reunião realizada nesta manhã, no auditório da reserva ambiental, os representantes das instituições de ensino superior garantiram apoio ao trabalho conjunto que resultará na formatação do documento, parceria que deve ser formalizada por meio de um acordo de cooperação técnica.

A reunião realizada hoje no Parque é desdobramento da audiência provocada pela 4ª Promotoria de Justiça da Capital – Defesa do Meio Ambiente, que aprovou a possibilidade do Plano ser produzido em parceria com as instituições de ensino públicas e privadas de ensino superior e técnico. O Plano vai estabelecer o zoneamento do Parque, assim como concentrará as normas e restrições referentes às visitas, ao uso da área e ao manejo dos recursos naturais. O documento também deve incluir medidas para promover a integração do Parque à vida econômica e social das comunidades do entorno do Parque, situado no bairro de Bebedouro.

“Convidamos as instituições para discutir a possibilidade da parceria para a elaboração do nosso plano e tivemos um bom retorno. Nos primeiros contatos, as faculdades garantiram apoio e agora vamos avançar neste sentido, viabilizando o que for necessário para formalizar a cooperação, conforme proposta aprovada pelo Ministério Público. Com a participação de instituições como a Ufal, o Cesmac, a Unit e o Ifal, teremos um documento produzido por profissionais experientes, professores habilitados e contribuiremos para a formação acadêmica dos estudantes envolvidos no processo. Além de beneficiar o ensino e a pesquisa, essa parceria nos possibilitará reduzir custos, já que teríamos que pagar um valor alto caso o Plano tivesse de ser elaborado por uma empresa privada”, destacou o secretário Gustavo Acioli Torres, titular da Semds.

Representando a reitoria do Cesmac, Michella Monteiro afirmou que a instituição tem total interesse em colaborar com o processo de elaboração do plano, tendo em vista não somente a importância do documento à preservação da unidade de conservação ambiental, mas também pelos inúmeros benefícios à pesquisa científica e extensão a partir do envolvimento de professores e estudantes. Ainda na reunião, a representante reforçou que o Cesmac está à disposição para novas parcerias com o Município, como acontece em outras áreas da gestão.

Pela Ufal, a representação veio do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), que já tem um termo de cooperação técnica com a Semds. Os professores Hugo Nascimento e Rafael Silva estiveram na reunião e também reforçaram que a instituição tem interesse em ampliar a parceria, agora com a participação na elaboração do Plano. Como resultado do encontro realizado no Parque Municipal, ficou agendada uma visita técnica à reserva para a segunda quinzena deste mês, quando professores mestres e doutores, estudantes e profissionais da Semds vão à reserva para iniciar levantamentos que podem subsidiar o grupo de trabalho responsável pelo documento.