Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
18/04/2017 às 11h43

Geral

Jovens atendidos pela Semas participam do Turismo do Saber Social

Ascom/Semas

A primeira ação do ano do Projeto Turismo do Saber Social reuniu cerca de 20 jovens de duas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A turma faz parte do Serviço de Convivência do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont e do núcleo do mesmo serviço do CAIC Ufal.

A ação contou com uma palestra sobre o turismo em Maceió, cujo objetivo foi mostrar aos jovens como é importante unir o conhecimento sobre os atrativos turísticos da Capital com a preservação do meio ambiente.

No dia seguinte à palestra, os jovens foram conhecer pontos turísticos que ficam na orla marítima da praia de Ponta Verde, como o totem com o nome de Maceió, as estátuas do escritor alagoano, autor de obras literárias como Vidas Secas, São Bernardo e Angústia, Graciliano Ramos, e do dicionarista alagoano mais conhecido e respeitado do Brasil, Aurélio Buarque de Holanda.

O passeio terminou no Parque Municipal de Maceió, quando os adolescentes percorreram a trilha, conheceram a vegetação e os animais existentes no parque ecológico, que fica localizado no bairro de Bebedouro.

Todas as visitas foram acompanhadas por guias de turismo e ambiental. Os profissionais mostraram a importância histórica do trabalho realizado pelos renomados alagoanos que foram reconhecidos pelo poder público municipal com a instalação de estátuas de bronze que representam as duas figuras ilustres de Alagoas.

Já no Parque Municipal de Maceió, a guia ambiental fez questão de mencionar o problema do descarte incorreto do lixo que vai parar nos riachos e rios de Maceió, o que ocasiona a poluição dos mananciais bem como a destruição do potencial aquífero da Capital para o abastecimento de água para humanos e animais.

Amanda Karine, de 17 anos, participa pela primeira vez do Projeto Turismo do Saber Social. A adolescente diz que é muito importante conhecer a história de personagens ilustres de Alagoas e ainda despertar a consciência para a preservação dos equipamentos ambientais de Maceió.

O adolescente de 15 anos, Daniel Rian, diz que já conhecia as estátuas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, mas era a primeira vez que visitava o Parque Municipal de Maceió. “Tenho interesse em conhecer florestas, os animais, porque assim a gente valoriza as riquezas ambientais de nossa cidade”, revela Daniel.

Os jovens foram acompanhados por educadores e técnicos da Semas e da Secretaria de Turismo de Maceió (Semtur), responsável pela idealização do Projeto Turismo do Saber Social. “Essas ações são importantes porque podem despertar nos adolescentes o interesse em seguir uma profissão ligada ao turismo”, diz Williams Nascimento, representante da Semtur.

A educadora social do Cras Santos Dumont, Doralice da Silva dos Santos, diz que a participação dos jovens do Serviço de Convivência da Semas é um aprendizado para eles não só em relação à formação como cidadãos, mas também para a vida.

A assistente social do núcleo do Serviço de Convivência do CAIC Ufal, Viviane Lopes da Silva, esclarece que a participação dos adolescentes é primordial para que essa geração entenda a importância dos recursos naturais que devem ser preservados, como a água, que é tão importante para a vida humana e de outras espécies.

“O Projeto Turismo do Saber Social é importante porque foca não só no conceito de desenvolvimento sustentável, como a preservação do ambiente para as futuras gerações, mas também dá oportunidade aos jovens se interessarem em se profissionalizar na área de turismo e, com isso, ter condições de gerar emprego e renda para suas famílias”, esclarece Viviane.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]