Dólar com. 5.1287
17 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta
25/04/2017 às 23h00

Seduc e Ufal promovem encontro para fortalecer ensino das Ciências Sociais

II Enales acontece até esta quarta-feira (26), na Ufal, e está aberto a novas inscrições

No intuito de discutir o ensino das Ciências Sociais na rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se uniu à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para promover o II Encontro Alagoano de Ensino da Sociologia/Ciências (Enales), que acontece até esta quarta-feira (26), na Ufal, com o tema ‘Ensino de Sociologia em Tempos de Reforma do Ensino Médio’. O evento está aberto a novas inscrições e os interessados podem comparecer diretamente aos locais de realização.

O II Enales teve início na manhã desta terça-feira (25), no auditório Vera Rocha, no prédio da CSAL, na Ufal, com uma conferência ministrada pelo Professor Dr. Amaury Moares, da Universidade de São Paulo (USP). Na sequência, grupos de trabalho sobre relatos de experiência, pesquisas e estudos da área se reúniram, das 13h às 17h, no BSA II [bloco de sala de aula], e um mesa-redonda, das 19h às 21h, no auditório da FEAC [Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade], naquela universidade, fecha o primeiro dia.

Na quarta-feira (26), o evento será retomado no período da tarde, a partir das 13h30, no BSA II, com oficinas e a II reunião do Fórum Permanente sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica em Alagoas.

A conferência de encerramento ‘Desafios contemporâneos para o Ensino da Sociologia’, com a professora doutora Silke Weber, da Universidade Federal de Pernambuco, acontece das 19h às 21h, no auditório Vera Rocha.

Oportunidades

De acordo com a professora do Instituto de Ciências Sociais da Ufal, Jordânia Souza, o encontro proporciona aproximação e constituição de uma rede entre universidade e profissionais, fortalecendo discussões e trocas de experiências entre graduandos e professores com ou sem formação específica na área.

“O primeiro encontro foi no Cenfor [Cepa], para garantir uma aproximação com os professores da rede estadual e viabilizar um contato entre alunos de graduações e profissionais, para que alunos percebam os desafios que os docentes enfrentam. Nesta segunda edição, quisemos trazer estes professores para a universidade e promover esta troca, percebendo a Ufal como um espaço de interlocução”, explica Jordânia.

A supervisora de Práticas Pedagógicas e Orientação do Currículo Escolar da Seduc, Lilian Rosateli, também ressalta a importância do evento, que, no ano passado, contemplou mais de 300 professores da rede estadual.

“Esse encontro é uma grande oportunidade para os nossos professores terem essa aproximação com a universidade. A ideia é que estas oficinas e discussões proporcionem um crescimento profissional que também beneficie nossos estudantes”, diz Lilian.

Cícera Meireles,  professora de Sociologia da Escola Estadual Egídio Barbosa da Silva, de Palmeira dos Índios, elogia a iniciativa. “Momentos como este valorizam a disciplina, com trocas de experiências, conhecimentos e informações. Antes, o professor fazia a ementa pelo currículo, mas com pesquisas em apostilas. Hoje, também já temos livro ofertado pelo MEC [Ministério da Educação]”, ressalta.

Fonte: Agência Alagoas