OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

01/08/2017 às 16:25

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação completa 17 anos

Evento contou com a participação da sociedade civil, representantes da academia e do setor produtivo Evento contou com a participação da sociedade civil, representantes da academia e do setor produtivo

Geysa Miranda

São quase duas décadas de trabalho em prol da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Estado de Alagoas. O intuito é sempre em busca de consolidar os ambientes de inovação, difundindo e estimulando o uso de novas tecnologias, incentivando o empreendedorismo e a popularização da ciência e tornando o Estado uma referência em CT&I.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), fundada no ano 2000, completou, nessa segunda-feira (31), 17 anos dedicados ao desenvolvimento de várias ações e projetos em diversas áreas do setor produtivo, dos pequenos negócios e da academia.

Como forma de selar essa data comemorativa e promover uma reflexão sobre o cenário local e nacional da CT&I, um debate entre o secretário da pasta, Pablo Viana, a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Luana Queiroz, e a presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Cristina Quintella foi promovido pela Secti e trouxe ao público presente um grande debate sobre os caminhos da CT&I no Brasil.

O momento contou também com homenagens àqueles que contribuíram ao longo dos anos para o bom desenvolvimento, consolidação e difusão das políticas públicas de CT&I no estado de Alagoas. Personalidades que, através do seu trabalho e dedicação, ajudam no progresso do sistema local de inovação.

“Que nós continuemos a construir planos de ciência e tecnologia, tornando o nosso Estado uma referência e dando continuidade a essa história”, disse o professor e vice-reitor do Centro Universitário Cesmac, Douglas Apratto, um dos homenageados da noite.

Durante esses anos, a Secti trabalhou junto aos seus órgãos vinculados, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq), buscando evidenciar a essência da sua atuação no fortalecimento da comunidade científica alagoana.

“Esse é um momento muito importante para o Programa de Resgate Histórico da CT&I no Estado, que hoje culmina numa homenagem a todas as pessoas, não só servidores, mas também àqueles que contribuem e contribuíram diretamente para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em Alagoas. A Secti completa 17 anos de existência no ano do bicentenário do Estado e para nós é uma satisfação ter pessoas se envolvendo e trabalhando junto conosco construindo um projeto único e projetando os caminhos futuros para ciência e tecnologia”, enfatizou o secretário Pablo Viana.

O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá, e contou com a participação da sociedade civil, representantes da academia e do setor produtivo. Ele faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas pelo Programa de Resgate Histórico da CT&I em Alagoas, uma iniciativa da Secti em parceria com seus órgãos vinculados.

Confira a lista de homenageados no evento dos 17 anos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. Personalidades que, através do seu trabalho e dedicação, ajudam no progresso do sistema local de inovação:


LUIZ EUGÊNIO DE CASTRO BARROCA

ITEC

Assessor Técnico de Sistemas de Informação e Integração Corporativa no Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas

ALBERTO JORGE DE ALBUQUERQUE PAES

ITEC

Programador no Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas

ALDA LÚCIA MELO RAMALHO CALADO

FAPEAL

Superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

GEORGINEI SOUZA NERI

FAPEAL

Executivo de Gestão Interna da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

JOSÉ WILMA PADILHA

INMEQ

Chefe de Metrologia no Instituto de metrologia e Qualidade de Alagoas

CÍCERO PHILLIPE ALVES BARACHO

INMEQ

Facilitador de Tecnologia de Gestão no Instituto de metrologia e Qualidade de Alagoas

LENILDA AUSTRILINO SILVA

SECTI

Professora voluntária no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

AUGUSTA MARIA MENEZES LOPES

SECTI

Gerente Executiva Administrativa na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas

SANDRA MARIA BRANDÃO VILELA

SEBRAE

Assessora Técnica no Sebrae Alagoas

CARLOS HENRIQUE ALMEIDA ALVES

IFAL

Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação no Instituto Federal de Alagoas

ELIANA MARIA DE OLIVEIRA SÁ

FIEA

Coordenadora de Inovação e Pesquisa no Sistema Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

DOUGLAS APRATTO TENÓRIO

CESMAC

Vice-Reitor no Centro Universitário CESMAC 

JOSEALDO TONHOLO

UFAL

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, membro do Conselho Gestor da Rede PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

VALDICK BARBOSA DE SALES JÚNIOR

COMUNICADOR

Membro do Conselho Editorial da Gazeta de Alagoas e Editor do suplemento Gazeta Digital.

JOÃO KEPLER BRAGA

EMPRESÁRIO

Empresário, especialista em empreendedorismo, startups, marketing e vendas. Investidor Anjo desde 2008.

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.