Dólar com. 5.157
IBovespa 8
14 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel RS receberá 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda
08/08/2017 às 21h40

Geral

Seminário debate políticas públicas para mulheres

Secretária falou do trabalho realizado na unidade de acolhimento para mulheres vítimas de violência. Foto: Ascom Semas

Com o objetivo de debater políticas voltadas para as mulheres, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou um seminário, nesta terça-feira (8). O evento aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), no bairro do Poço.

O Seminário “Políticas Públicas para Mulheres é uma iniciativa da Coordenação de Políticas para Mulheres da Semas. Durante a programação foram  apresentados avanços e desafios dessa política, e discutidas formas de fortalecer a rede socioassistencial de atendimento às mulheres que tiveram seus direitos violados.

A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, destacou o trabalho realizado na unidade de acolhimento Viva Vida para mulheres vítimas de violência. “Os técnicos da Semas trabalham para contribuir com a retomada de vida dessas mulheres e para que, com autonomia, possam enfrentar os desafios da vida. Esse evento é uma forma de mobilizar os atores envolvidos para a construção de plano de políticas públicas voltadas para as mulheres”, destacou.

Para assessora especial de Políticas Sociais de Maceió, Adriana Toledo, a gestão tem ampliado os espaços para discussão de políticas públicas. “Quero parabenizar a Semas pelo evento.  Nos últimos tempos, o número de casos de violência contra a mulher tem aumentado. Por isso, é muito importante a convocação da sociedade para enfrentarmos esse tipo de violência. Também é muito importante incentivar a participação das mulheres na política. Nós mulheres é que sabemos do que necessitamos, por isso, é importante essa participação na política”, ressaltou.

Participaram também da abertura do evento a coordenadora de Políticas para Mulheres da Semas, Daniela Lamenha,  a procuradora de Justiça Denise Guimarães, representando o procurador-geral, Alfredo Gaspar de Mendonça, a superintendente de Políticas para a Mulher de Alagoas, Anne Caroline Fidelis de Lima, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), a  presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Pereira, e as representantes da sociedade Maristela Positano e Cris de Madri.

Seminário

Na mesa de abertura, a professora e pesquisadora da Faculdade de Direito da Ufal Elayne Pimentel falou sobre o histórico e as demandas das políticas para as mulheres. A assistente social da Semas e professora da Ufal Marli Araújo apresentou dados sobre a rede de atendimento socioassistencial para as mulheres em Maceió. Em seguida, a gerente da Casa de Acolhimento de Salvador, Auxiliadora Alves, mostrou como é feito  o atendimento à mulher na capital baiana.

As discussões seguiram com o tema o “Exercício Pleno da Cidadania, Autonomia e Participação Feminina” no planejamento e na condução das políticas públicas para as mulheres, e teve como debatedores a promotora de justiça Maria José Alves, a enfermeira da Gerência da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suzângela Dória de Mendonça, o secretário Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Ricardo Lessa, e a gestora institucional do Programa Mulheres Mil, Luíza Jaborandy.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]