Dólar com. 5.1349
Agora no Painel RS receberá 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda
10/08/2017 às 10h30

Tema da SBPC para 2018 é lançado em Alagoas

Ciência, Responsabilidade Social e Soberania são o tema do evento, que acontece em julho de 2018

Alagoas sedia, em julho de 2018, o maior evento de divulgação científica da América Latina. Com uma expectativa de público de, aproximadamente, cinco mil pessoas, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai acontecer em julho, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.

O tema da reunião foi oficializado nesta terça-feira (8), em evento que reuniu as 17 instituições locais que já estão trabalhando articuladamente. Ciência, Responsabilidade Social e Soberania foi o mote escolhido, com o aval da presidência da SBPC, organizadora nacional.

“O tema Ciência significa a própria essência da SBPC, em seus 70 anos de existência, que serão comemorados em Alagoas. A SBPC é baluarte na defesa do progresso e avanço do conhecimento científico e na construção de uma humanidade mais justa e solidária”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), professor Fábio Guedes.

Ele acrescenta que a responsabilidade social articula-se com a Ciência porque a finalidade desta também é o desenvolvimento humano e da sociedade. “A soberania representa um dos grandes objetivos na discussão atual, diante dos retrocessos que estamos testemunhando em temos de diminuição dos investimentos em CTI, o que afeta, sobremaneira, o desenvolvimento tecnológico, ameaçando ainda mais o país em termos de dependência das economias desenvolvidas nesse aspecto”, observa.

Entre os participantes do evento, o vice-reitor da Ufal, José Vieira, e representantes de instituições de ensino superior como Uneal, Uncisal, Ifal, Cesmac, Uninassau, Unit e FAN, além de representantes das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e dos órgãos Fundepes, Iphan, Sebrae, Fiea e Eletrobras Alagoas.

A organização da 70ª Reunião da SBPC segue com reuniões mensais e deve contar com a participação de mais instituições. O novo presidente da SBPC, o físico Ildeu Moreira, e sua equipe, devem visitar Alagoas em setembro, para consolidar a organização do próximo ano.

A Sociedade

A SBPC, fundada em 1948, atua na defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, possui cerca de 6 mil sócios ativos, incluindo mais de 100 sociedades científicas de todo o país. Sua Reunião Anual engloba sete dias de programação científica, como palestras, minicursos, a Jornada Nacional de Iniciação Científica, a SBPC Inovação e a ExpoT&C.

Outras facetas do evento são a SBPC Educação, SBPC Jovem, SBPC Cultural e a SBPC Afro-Indígena, num mix de atividades práticas aliadas a discussões. Tudo isso, no Campus A. C. Simões da Ufal, exceto a ‘SBPC Educação’, que vai ocorrer na semana anterior à Reunião Anual, em um ou mais municípios alagoanos.

Em todas as edições anteriores, a Reunião Anual da SBPC atrai visitantes do país inteiro e estrangeiros para um local diferente do Brasil. Espera-se que sua vinda para Alagoas incremente o segmento do turismo de eventos no Estado. O encontro deve incentivar a procura por hospedagens, alimentação e meios de transporte, dentre outros serviços, inclusive atividades de lazer.

“Com a realização de grandes eventos em Alagoas nós conseguimos movimentar a cadeia do turismo como um todo, sendo uma das principais estratégias para mantermos os números positivos também durante o período de baixa temporada”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Helder Lima.

Fonte: Agência Alagoas